"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 29 de junho de 2007

COMUNICADO FARC-EP

O Comando Conjunto de Ocidente das FARC informa que no dia 18 do presente mês, 11 deputados da Assembléia do Valle que foram retidos em abril de 2.002, morreram em meio ao fogo cruzado, quando um grupo militar, não identificado até o momento, atacou o acampamento onde eles se encontravam.

Sobreviveu o deputado Sigifredo López, que não estava nesse instante junto aos demais retidos.

Desde o momento em que se planificou o operativo de retenção, assim como durante seu desenvolvimento, e no transcurso desses 5 anos, foi prioritário para nós manter a integridade física de todos eles em meio aos permanentes operativos de resgate, e de outro ataque aos deputados por parte do exército, em outro acampamento, de onde havíamos logrado tirá-los sem problemas.

Na área dos acontecimentos se desenvolvem, há várias semanas, amplas operações conjuntas de militares e paramilitares, gerando-se, portanto, inumeráveis combates e crescente presença de forças oficiais.

Aos familiares dos deputados falecidos manifestamos nosso profundo pesar pela tragédia. Faremos o que esteja ao nosso alcance para que possam recolher os despojos mortais o mais cedo possível.

A demente intransigência do presidente Uribe para aceitar um intercâmbio humanitário e sua estratégia de resgate militar a qualquer custo, leva a tragédias como essa que estamos informando.

COMANDO CONJUNTO DE OCIDENTE.
FARC-EP
CORDILHEIRA OCIDENTAL, JUNHO 23 DE JUNHO DE 2007