"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 25 de junho de 2007

FARC exorta a não se deixar enganar pelo regime naracoparauribista

Os prisioneiros de guerra das FARC alertam a comunidade nacional e internacional sobre as manobras de Uribe Vélez para evitar a desocupação dos municípios de Florida e Pradera e sentar-se e negociar o intercâmbio de prisioneiros de ambos os lados. “É claro que os mil ‘guerrilheiros’ anunciados pelos meios hoje, 30 de maio de 2007, não correspondem às fileiras das FARC EP, é outra farsa que sustenta outra das montagens bandera de Álvaro Uribe Vélez”, denunciam os presos amontoados na penitenciária de Valledupar. Desmentem a montagem com o infiltrado “Olivo Saldaña”.


Sonia e Simon na lista do intercâmbio.


[ANNCOL]


Para informação dos nossos leitores, transcrevemos comunicados das FARC a partir de diferentes cárceres da Colômbia.


***


COMUNICADO URGENTE
COMUNICADO À OPINIÃO PÚBLICA.


  1. O governo nacional se equivoca ao pretender, cinicamente, que os prisioneiros de guerra e presos políticos da FARC EP nos reintegremos à segunda fase da Lei de Justiça e Paz, como foi desesperadamente tentado no dia 28 de maio nas diversas prisões do país.
  2. Esta manobra somente favorece desviar a atenção sobre a grave crise institucional gerada ela para-política, além de preparar o terreno para a impunidade dos delitos cometidos por altos funcionários do Estado.
  3. Nós não estamos dispostos a negociar princípios e declaramos ao senhor presidente, à comunidade internacional e ao povo que a única forma real é a permuta de prisioneiros, que pode ser, ademais, o ponto de partida para alcançar caminhos para a paz com Justiça social, como declarou nosso secretariado nacional a quem ratificamos nossa subordinação, pois nos mantemos à sua disposição.
  4. Exortamos o povo, os paises amigos, os familiares dos presos e os próprios presos políticos a não se deixar enganar e a exigir do governo nacional a desocupação e a sentar-se para negociar, sem demora, a permuta de prisioneiros que é o clamor nacional.

Presos Políticos, prisioneiros de guerra
Nororiente FARC EP
Prisión de Girón
Girón (Santander), maio de 2007


***


À OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL E INTERNACIONAL

Os presos políticos e prisioneiros de guerra recolhidos ao Estabelecimento Penitenciário de Mediana Segurança Dona Juana de La Dorada Caldas, Antiga via el Palmar – Bairro Las Férias, damos a conhecer aos meios nacionais e internacionais de comunicação, como à comunidade em geral, o seguinte:

  1. Em 28 de maio de 2007, por iniciativa do governo nacional se realizou no interior da instituição uma pesquisa relacionada com o programa que o executivo está promovendo para fazer a quitação ansiada pelo povo Colombiano Intercâmbio Humanitário.
  2. Nós, os presos políticos e prisioneiros de guerra recolhidos ao Estabelecimento Penitenciário de Mediana Segurança Dona Juana de La Dorada Caldas, antiga via El Palmar – bairro Las Férias, nos abstemos rotundamente de ser participantes do mencionado programa, pois o governo em sua programação deve ter muito claro que nosso rumo revolucionário transcorre sob os parâmetros de uma diretriz.
  3. Fontes fidedígnas nos puzeram de sobreaviso no que se relaciona com a finalidade da concessão de nosa liberdade... Os ex-integrantes do outrora Movimento M19 paulatinamente foram vítimas da bela traidora e assassina.


Dorada Caldas, 30 de maio de 2007.


PRESOS POLÍTICOS E PRISIONEIROS DE GUERRA RECOLHIDOS AO PAVILHÃO Nº 3 NO ESTBELECIMENTO PENITENCIÁRIO DE MEDIANA SEGURANÇA DONA JUANA DE LA DORADA CALDAS, ANTIGA VIA EL PALMAR – BAIRRO LAS FÉRIAS.


***


COMUNICADO À OPINIÃO PÚBLICA


As detentas e detentos de guerra que pertencemos às forças revolucionárias da Colômbia, exército do povo, recolhidos ao EPC de Picaleña de Ibagué, expressamos o seguinte sobre a proposta tornada pública de libertação apresentada pelo governo do presidente Uribe, que lhe denominou “Plano de Governo Nacional para Alcançar a Paz e a Tranqüilidade do povo Colombiano”.


Diante disso:


  1. Rechaçamos esta proposta e a entendemos como uma dissimulação que tenta criar uma cortina de fumaça sobre a situação gerada pelo processo da NARCOPOLÍTICA.
  2. Os que se beneficiaram da libertação são aquela pessoas que há dois anos atenderam ao chamado e se vincularam ao processo de justiça e paz, que foram enganados por esta política de desonra e, ademais, hoje não são militantes das FARC.
  3. Ratificamos que nosso compromisso é com as FARc EP e com o povo e não com o cada vez mais ilegítimo estado oligárquico.
  4. Mantemos a convicção de uma paz com justiça social, não somente como com o silêncio dos fuzis, mas como produto de uma saída política para o conflito armado.
  5. Advogamos pela permuta de prisioneiros de guerra, partindo de um acordo humanitário como meio para alcançar a liberdade das pessoas retidas por ambas as partes.


PRISIONEIROS E PRISIONEIRAS DE GUERRA RETIDOS (AS) EM PICALEÑA


***


COMUNICADO DOS PRESOS POLÍTICOS E PRISIONEIROS DE GUERRA DAS FARC EP, ESTBELECIMENTO PENITENCIÁRIO DE ALTA E MEDIANA SEGURANÇA DE VALLEDUPAR.


Os presos políticos e prisioneiros de guerra das FARC EP recolhidos ao estabelecimento penitenciário de alta e mediana segurança de Valledupar dizemos que a libertação maciça de guerrilheiros é outro tipo de farsa que o governo promove através do programa de re-inserção para justificar o discurso de segurança democrática. Por isso os presos políticos e prisioneiros de guerra não aceitamos o que claramente é outra cortina de fumaça para favorecer a para-política.


A única possibilidade real de que os presos políticos e prisioneiros de guerra das FARC EP saiamos das masmorras do regime será mediante o acordo humanitário conduzido por nossos porta-vozes oficiais designados pelo Secretariado. Esperaremos com dignidade e decoro que isto se concretize.


É claro que os mil “guerrilheiros” anunciados pela mídia hoje, 30 de maio de 2007, não correspondem às fileiras das FARC EP, é outra farsa que sustenta outra das montagens bandera de Álvaro Uribe Vélez.


Firma:
OSWALDO DIAZ ALFARO
Representante dos presos políticos das FARC EP na Penitenciária de Valledupar


Valledupar, 30 de maio de 2007



Enlace original