"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 20 de junho de 2007

Incoerente seria abrir negociações para TLC entre a UE e a Colômbia

Estima o eurodeputado Jens Holm. “É incoerente que se abram negociações de um TLC UE – Colômbia, sendo que é neste país onde o maior número de sindicalistas são assassinados em todo o planeta”. Em contraposição ao Comissário Peter Mandelson ante a Comissão Internacional do Parlamento Europeu, este afirmou que a Comissão européia seria muito prudente antes de abrir quaisquer negociações de paz com um país que viola os direitos humanos. Segundo o anterior o governo de Uribe está em observação.


Jens Holm, eurodeputado sueco!


[Bruxelas, 07/06/07]


Esta semana perante a Comissão de comércio internacional do Parlamento europeu compareceu o Comissário Peter Mandelson, encarregado dos assuntos de comércio internacional para a União Européia.


O eurodeputado Jens Holm perguntou a ele se pareceria oportuno “empreender algumas negociações para estabelecer uma zona livre de comércio com a Colômbia, eventualmente com uma cláusula de direitos humanos, sabendo que nesse país já de antemão são violados os direitos humanos de forma sistemática, e que agora aparece o escândalo da parapolítica, com deputados próximos ao Governo e altos funcionários acusados de orientar os crimes dos paramilitares”.


Em sua resposta o comissário Mandelson foi contundente em dizer que a Comissão Européia ia ser muito prudente antes de abrir qualquer negociação de paz com um país que viola os direitos humanos, em particular as normas da OIT que concernem sobre as normas de trabalho e os direitos sindicais.


O deputado Jens holm estima que “de ser assim, seria incoerente que se abram negociações de um tlc eu-colómbia, dado que é neste país onde o maior número de sindicalistas são assassinados em todo o planeta”.


GUE/NGL PRESS OFFICER:


Gianfranco Battistini + 32 475 646628 / + 32 -0- 2 2846785 http://www.guengl.eu



Enlace original