"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 20 de junho de 2007

O terrorista da Casa de Nariño

Até o New York Times convida a que não seja tolerado o assassinato de sindicalistas porque é uma forma de terrorismo. E quem assassina sindicalistas na Colômbia? O Estado! A violação de 'ordem constitucional' por parte de Uribe Vélez e seu 'surmenage', produto de seu desespero, que o leva a propostas loucas como a 'libertação dos guerrilheiros das FARC prisioneiros nas masmorras do estado', como forma de salvar a si mesmo, escreve José Maria Carbonell.


Alva-raco... Alva-raco...


[Por José María Carbonell, ANNCOL]


Definitivamente o regime narco-paramilitar de Alva-raco Uribe Vélez não acerta uma. Nem sequer de 'carambola', 'sorte' ou de 'jaiba', como dizem os costenhos.


O Plano Colômbia – Plano 'Patriota' e agora 'Plano Consolidação' –não deixa de ser um experimento de guerra contra o povo colombiano, e logicamente contra as insurgentes FARC. Quando iniciou a administração de Alva-raco Uribe Vélez via se 'comprometido', balbuciando ameaças como 'vamos a destruí-los', 'vamos a acabar com eles', e com o passar dos dias, dos meses, dos anos, agora vemo-lo quase 'pedindo socorro'.


Os planos imperiais foram derrotados pela ação popular e a insurgências das FARC.
Porque – algum dia terão que reconhecer – a verdade é que tem ido bem mal esse Plano de Guerra, desenhado pelos ianques – os democratas de Clinton-. Na ANNCOL foram publicadas as cifras de militares e policiais caídos em combate e o número de feridos que a ação da insurgência causou nas forças militares-narcoparamilitares oficiais. E que segue infligindo neste ano de 2007.


O outro componente dos planos imperiais era, e ainda é, o TLC, que não anda nada bem, também. Questionado a nível nacional, o TLC converteu-se num fator que movimenta os colombianos de 'a pé', e a nível internacional tem servido para que os democratas – os mesmos do Plano Colômbia – sigam dando garrote a Alva-raco Uribe Vélez, não por causar-lhes nojo ou machuque seus sentimentos a orgia do Terrorismo de Estado e os narco-paramilitares, mas porque aproveitam essa oportunidade para dar pau no inepto Bush Jr.


O New York Times – que não pode ser acusado de 'comunista' nem nada parecido, deu-lhe uma 'surra' muito merecida a Alva-raco. Segundo 'Paracol' – que fez uma resenha do editorial desse diário ianque, haveriam dito: "Chegando a um Acordo Comercial com Colômbia" é o titular desse editorial de 5 parágrafos que insiste em que "Antes que o congresso aprove o acordo de comércio com a Colômbia, o governo Uribe deve expandir seus esforços, melhorar suas taxas de convictos (em assassinatos a sindicalistas) e enviar uma mensagem clara de que esta forma de terrorismo não será mais tolerada".


Nem um galo canta mais claro – dizia José Barros q.e.p.d.-, o que nos demonstra que inclusive a percepção nos Estados Unidos é que o Terrorismo é praticado a partir do Estado, ou não? Porque, quem assassina os sindicalistas na Colômbia? O Estado! Como prova disso foram assassinados fora de combate 11.282 colombianos, quase 90% deles realizados por forças militares narco-paramilitares.


Desespero e surmenage (letargia)
O desespero levou o 'terrorista' a um 'surmenage'


De tal modo foram se desbaratando os planos que Alva-raco aplica que desde há muito tempo seu desespero é total. Isto, levou-lo a dar mais e mais chiliques, incongruentes chiliques.


Durante seus primeiros três anos disse não ao Intercâmbio ou troca dos Prisioneiros – que alguns ouvidos 'sensíveis' preferem chamar de 'Acordo'-. Na campanha para sua re-eleição converteu o Intercâmbio na sua principal bandeira. Disse SIM ao Intercâmbio mas...


E foi colocando os "mas..." à vontade. Acabou não dando certo. Por que? Porque Alva-Raco é um ser mesquinho, perverso. Quer tirar dividendos políticos de todo, até do sofrimento dos prisioneiros de guerra de ambas as partes, e de seus familiares.


Um argumento usado e abusado era o de que não se 'podia romper a ordem constitucional, legal'. Mas, se a ordem institucional estava rompida pela fraude das eleições de 2002! Posteriormente, foi rompida quando reformou 'o artigozinho' para poder se reeleger. E novamente a rompeu quando foi eleito, mais uma vez, de maneira fraudulenta!


Mas é uma constante na forma como exerce o poder a oligarquia –a tradicional e a mafiosa- 'romper a ordem constitucional' para salvar seus interesses. O assassinato de contraditores políticos, de lutadores populares, de sindicalistas, de mulheres, professores, etc, é o rompimento da 'ordem constitucional' que ordena precisamente a proteção da VIDA como o direito fundamental.


Não foi possível determinar a cifra exata, mas investigadores como Allende La Paz, Alberto Pinzón Sánchez, etc, falam de mais de 100.000 mortos desde 1964.


Em tal ordem de idéias, Alva-raco Uribe como produto de seu desespeto entrou em um "surmenage", o qual é chamado benignamente de "labirintite" por seus médicos: a infalível doutora Elsa e Santiaguito Rojas. Porque o 'mal' de Alva-raco não foi controlado nem sequer com o 'abraço curativo', as essências florais, a 'dinâmica do perdão', a 'Alquimia', e todas essas alternativas curativas que manejam de maneira tão profissional esses dois médicos colombianos que – confesso- têm-me como um garoto de 15 anos!


Em seu último ato de 'loucura', Alva-raco se inventou – ou inventaram para ele, não importa, dá no mesmo- a 'liberação dos guerrilheiros das FARC'. É que a causa da 'labirintite' –que me perdoem os médicos- é nada mais, nada menos que a imensa lordose que Uribe leva em suas costas, e que todos conhecemos. Os escândalos repetitivos, os 'falsos positivos', o escândalo de Jorgito Noguera Cotes – do DAS, esse... o próprio!- e os escândalos da narco-parapolítica, que compromete o círculo íntimo de Alva-raco, são causa mais que suficiente para que qualquer um sofra de 'surmenage'. Aí tampouco pode ajudá-lo o 'Yoga' '.


Mas os colombianos – que não temos nada de tolos, assim às vezes parecera que somos, rapidamente farejamos o grande era o tiro que Alva-raco queria fazer. Elementar, meu caro Watson!: Liberar os narco-paramilitares e seus sócios os chefes narco-paramilitares para que não abram a boca.


Porque segundo a curiosa óptica do 'terrorista da Casa de Nariño', a verdade é a verdade, mas se é a verdade dos outros, e essa verdade é uma mentira quando se tratar dele.


Essa proposta 'indecente' tem sido tão mal recebida que até os guerrilheiros das FARC prisioneiros nas masmorras colombianas a rechaçaram, apesar deles poderem ser eventualmente favorecidos. A menos, claro, que o que chama de 'zona para se reunir' seja uma zona para que cheguem os 'águias negras' ou os próprios militares e os 'fumiguem' (matem), sei lá!


Em todo caso, é tamanha a 'loucura' de Alva-raco que não tem problema em 'romper a ordem constitucional' cada vez que quer – por que, como diz uma canção, 'eu faço uma cada vez que quero'! E isso que é precisamente essa 'ordem constitucional' que ele invoca para não ordenar a desmilitarização de Pradera e Florida por 45 dias, um mês e meio! Apenas para acordar todo o pertinente ao 'me dá tu que eu te entrego'.


Como conseqüência, podemos dizer que com um presidente de tão obscuro passado-presente, com 'ataques de loucura' e 'labirintite', é impossível que haja um mínimo de governabilidade na Colômbia e que tudo esteja 'às moscas'. Por isso devemos reiterar a necessidade de formar um Novo Governo de Reconstrução e Reconciliação Nacional que leve a Colômbia para uma Nova Institucionalidade para alcançar a paz com justiça social, liberdade, independência e soberania nacional!