"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Multitudinário caçarolaço na Praça Bolívar de Bogotá Manifestantes mostraram seu respaldo à paralisação agrária.


A praça de Bolívar foi cenário na noite desta segunda-feira de um “caçarolaço” no qual, segundo organizadores, participaram cerca de oito mil pessoas em sinal de respaldo aos campesinos e à paralisação agrária.



Durante o protesto se registraram choques momentâneos entre alguns manifestantes e o Esquadrão Móvel Antidistúrbios [Esmad]. As barreiras que protegiam o Capitólio Nacional foram derrubadas.
As pessoas que participaram no “caçarolaço” chegaram de municípios de Cundinamarca e de Boyacá, como Chía, Cota, Chocontá, Duitama, Tunja, Belén e Soracá. Também se somaram manifestantes de Bogotá, os quais saíram desde o Parque Nacional e da Praça de Toros, rumo a praça de Bolívar, às 7:00 da noite.


Apoio o protesto porque me sinto indignada ao ver que os campesinos recebem tão mau pagamento por seu trabalho. Por isso, ficaremos aqui até que isto termine”, afirmou Blanca Sánchez, de 54 anos.


Alguns manifestantes chegaram vestidos com ponchos e reclamaram apoio ao campo e um melhor tratamento da Força Pública para os protestantes.


Os Tratados de Livre Comércio têm afetado significativamente as pessoas que se dedicam ao agro na Colômbia. Exigimos respeito aos campesinos”, disse Julián Ortiz, um dos participantes do ‘caçarolaço’.


O agro é o setor mais esquecido do país e é o que melhor protegido deveria estar, porém não é assim”, acrescentou Camilo Valencia, na praça de Bolívar.


Se manterá fechada a rodovia oitava até que se terminem as manifestações.


REDAÇÃO DE  ANNCOL EM BOGOTÁ