"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

SOLIDARIEDADE COM A GREVE E PARALISAÇÃO AGRÁRIA E POPULAR NA COLÔMBIA



A Paralisação Nacional Agrária e Popular que desde o dia 19 de agosto tem tomado conta das estradas, rodovias e ruas do nosso país irmão Colômbia é uma manifestação legítima da luta pela dignidade e soberania de todo o povo colombiano. Essa corajosa manifestação, que já é alvo da conhecida e brutal repressão por parte do Estado, é também um exemplo para todos os povos que sofrem com a tirania dos mercados dominados pela lógica neoliberal; da vida dominada pela perversa lógica do capital.

Por meio dos abaixo assinados expressamos toda a nossa solidariedade com as camponesas, camponeses, mineiros artesanais, indígenas, afrocolombianos, estudantes, trabalhadores da saúde, transportadores e todos os outros setores mobilizados das numerosas organizações que têm se somado à Paralisação Agrária e Popular. São justas às reivindicações que visam uma melhor qualidade de vida para a sociedade inteira, a soberania alimentar e a defesa da dignidade dos povos.

Chamamos ao fim das repressões militares e policiais contra os manifestantes assim como a proteção das lideranças sociais e pessoas mobilizadas que têm sido ameaçadas pelos grupos paramilitares. É preciso deixar de utilizar a velha desculpa de que o povo mobilizado é terrorista, é preciso parar de criminalizar as pessoas que tem a coragem de lutar pelo bem comum. O verdadeiro exercício democrático é aquele que escuta, respeita e atende o clamor da população.

Não há exagero nenhum nas demandas que falam em soberania alimentar, justiça social, proteção da diversidade cultural e natural das regiões, de coexistência pacífica na diferença, de equidade de gênero, de dignidade e democracia. Apoiamos às companheiras e companheiros que por elas se mobilizam, pois entendemos que suas reivindicações são lutas comuns, que são as nossas mesmas lutas.

LIBERDADE PARA O COMPANHEIRO HUBERT BALLESTEROS

VIVA A GREVE E PARALISAÇÃO NACIONAL AGRÁRIA E POPULAR

ASSINAM