"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 10 de junho de 2007

Comédias, tolices e impunidade

As comédias seguem dando o que falar, o que, somado às tolices do regime narco-paramilitar de Alva-raco Uribe Vélez, provam que o inquilino da Casa de Nariño quer não somente a impunidade para seus "sócios" como para ele próprio, porque todos os colombianos sabemos o que ele é: um narco-paraco, escreve Domínico Nadal.


Que tolices...


[Por Domínico Nadal, ANNCOL]


O regime narco-paramilitar de Alva-raco Uribe Vélez está cada dia mais desesperado. Assim me disse um amigo que conhece as intimidades da Casa de Nariño. Por isso, busca desesperadamente que lhe "dêem uma mão" salvadora. E essa mão está estendida em troca de "um prato de lentilhas". Imaginam a quem estou me referindo? Não pode ser mais claro!


"Ministro, tem ovo!"


Como se não bastassem os escândalos por corrupção do regime narco-paramilitar (Findeter, Inconder, Super-vigilância privada, Super-tabelionato e Registro, DAS, Bruxaria na para-Fiscalia, etc) que se rouba 3.500 milhões de pesos diários dos cofres públicos – sim, não se assuste. 3.500 milhões de pesos diários! São cifras da mesma Controladoria Geral da República! – ou os "falso-positivos" dos membros das forças militares – ou o de Arizmendi – ou o "fogo amigo" entre unidades da Polícia e das Forças Militares – ambas integrantes da Força Pública; as "revelações" de Mancuso & Cia narco-paramilitar; agora se "descobrem" os"grampos"que a Polícia fazia – e faz – aos próprios ministros e aliados do narco-para-presidente Alva-raco.


Para os "coitados" oligarcas de diferentes matizes é escandaloso o fato de estarem sendo "grampeados", mas para eles é "normal" quando os "grampeados" são a oposição e os lutadores populares. Como também vêem normal que o DAS sempre – e desde sempre – haja elaborado "listas negras" dos lutadores populares, sindicalistas, políticos de esquerda, professores, etc; listas que no caso de Jorge Noguera Cotes foram entregues ao capo narco-paramilitar "Jorge 40" para sua "execução", como ficou demonstrado com o assassinato do professor universitário Alfredo Correa de Andreis. Por mais que seu sucessor Peñate diga que não há provas de tal fato, como se Jorgito Noguera fosse um tolo para deixar provas no DAS de tal fato criminoso.


Porém, os representantes do regime narco-paramilitar se "preocupam" porque os "grampeiam" – os da própria raiz uribista! – e enfurecem-se. E alguns aproveitam que senadores de esquerda convocam ao debate o ministrinho da guerrinha, J. M. Santos, para que explique o inexplicável: Por quê a polícia "grampeia" – ou espia – os colombianos? Que, entre outras coisas, o "bobão" Santos não pôde dar nenhuma explicação válida e recebeu em troca uns "ovaços" de parte de alguns convidados do senador Wilson Borja.


E o "bobão" e outros "uribistas" de pedigree aproveitam para desviar a atenção e dizer "que tal que tivessem sido umas granadas" e não dar a explicação que devem dar: na Colômbia o Estado pratica o Terrorismo de Estado e em tal prática é lícito – para eles – não somente espiar a oposição como aos seus próprios funcionários e "amigos" para saber quanto "amigos" são, e também – está claro – assassinar os verdadeiros opositores do regime narco-paramilitar.


Quero esclarecer ao "bobão" e aos seus subalternos que "se tivessem sido umas granadas" já estariam mortos, simplesmente. Porque tenho que lhes recordar que contra o atentado pessoal "não há barreira alguma possível", podem ter 100 escoltas, ou mil, mas se alguma organização decide e determina realizar um atentado, pois o fazem e "aí, já era". Isso é verdadeiro aqui na Colômbia, ou na Europa, ou no Oriente Médio ou no Iraque. Assim, que se deixem de basbaquices! Ou tolices!


A "nova" proposta de Alva-raco


Todo o regime narco-paramilitar de Alva-raco se transforma em uma piada. Ademais das farsas de Ralitos, das comédias dos "conselhos comunitários" como dizem no Rádio Café Estéreo, dos traslados da "equipe governamental" – uma equipe de somente um, agora Alva-raco converte "Pinchao" e "Chambacú" em um melodrama de mal gosto. Que espetáculo! Nem sequer os "reality shows", como bem dissera Daniel Samper, o superam.


E para esconder – ou tratar de abrandar o temporal das denúncias da narco-para-política uribista e a participação dos empresários em tal projeto criminoso – agora lança outra "cortina de fumaça" e propõe "libertar os que digam a verdade". Que proposta! Parece saída da mais profunda "massa cinzenta" do cérebro de Maquiavel. Não somente premiou seus sócios narco-paramilitares com a "Lei de Justiça e Verdade" – que não é nem de justiça nem de verdade, mas sim de total impunidade – como lhes deu 8 anos de cárcere por seus crimes de lesa-humanidade, e que agora sai "com o conto fajuto" de desencarcerar-nos se "disserem a verdade". Agora, eu pergunto: "dizer a verdade não era o requisito "sine qua non" para receber os benefícios da "Lei de Justiça e Verdade"?


E, de qual verdade fala Alva-raco Uribe Vélez? Da verdade que compromete "os outros", nunca da verdade que o comprometa a si próprio. Alva-raco Uribne Vélez quer posar de "limpo", de "imaculado", porém os colombianos sabemos sua história negra: membro do Cartel de Medellín,organizador e promotor dos grupos paramilitares através das CONVIVIR, assassinato de 8 supostos guerrilheiros do EPL que "por suposição iam invadir sua propriedade" – porque ele "sim é um durão! – e desde que é inquilino da Casa de Nariño, legalizador do narco-paramilitarismo. E é que definitivamente, como diz meu "amor desgarrado", a negra bela, "todos os caminhos do narco-paramilitarismo conduzem a Uribe". O demais? O demais são tolices.


E o verdadeiro objetivo da tão mencionada proposta de Alva-raco Uribe é lograr a mais ABSOLUTA IMPUNIDADE para seus "sócios" – narco-paramilitares, narco-para-políticos, narco-para-empresários, etc – o que demonstra até onde chega a mentalidade criminosa de Uribe e até onde a "proposta" tem um inconfundível selo de classe. Impunidade para os crimes de lesa-humanidade cometidos não somente em sua administração, como em todos estes 43 anos! E, as vítimas? Mortas... e os mortos, mortos estão é a lógica criminosa de Alva-raco.


A mão "amiga"


Como dizia o pequeno gatuno que havia se havia enamorado da pequena gatuna com "ouça,mal nascida, você o quê se crê? Que toda a vida eu vou estar rogando? Moça de c… sujo?". E as respostas "doces" dela: "ouça, re-contra-filho da pu... sua mãe aborreceu-lo logo que o pariu; sua pessoa se crê o mais lindo da terra? Quando é mais feio que b… com gonorréia…, mal nascido!", "e assim… entre requebros e requebros fomo-nos namorando…"


Assim, entre requebros e requebros foi-se "namorando" César Gaviria Trujillo de Alva-raco. Primeiro, fazia-lhe "oposição" e que coisas dizia! Depois, começou a fazer "oposição construtiva" e nessas houve muitos encontros furtivos – como bons "namorados" – e pouco a pouco o "namoro" foi mais evidente, até o ponto em que agora – como neoliberal e aberto de bund…, perdão, economia – está disposto a levar o partido liberal ao seu enterro de quarta categoria apoiando o TLC.


E me preocupo é pela pobre Linita. Outro flerte à vista. Agora, como já se acabaram as "relações" com Fachito Santos, com Jorge Noguera, com a "Conchi" Araújo, agora o homenzinho, como bom jogador de sinuca, joga todas as "tabelas" possíveis. Parecera que o homenzinho é "braguilha rápida" e vai com tudo! Pobre Linita, tão bonita ela...



Enlace original