"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 21 de junho de 2007

Homenagem às FARC em Roma em seu 43º aniversário

Durante o ato, que chamou fortemente a atenção de milhares de turistas que se encontravam passando pela praça Barberini em suas caminhadas pelo centro romano, ressoaram as notas das canções farianas e de Alí Primera, e os manifestantes fizeram coro repetidas vezes a palavras de ordem como “Alerta que caminha a espada de Bolívar por América Latina”.


Solidariedade com a Colômbia!


[Do correspondente de ANNCOL na Itália]


Uma vez mais, a terra dos partisans antifascistas e de Antonio Gramsci foi cenário de uma calorosa demonstração de solidariedade com a insurgência colombiana das FARC.


No sábado passado 26 de maio, a tão somente poucas horas de celebrar-se o 43º aniversário desta organização guerrilheira, mais de uma centena de pessoas provenientes de distintas regiões da Itália saudaram a heróica Resistência fariana num concorrido ato contra a intervenção estadunidense em América Latina.


A cêntrica praça Barberini da capital italiana lotou, desde as primeiras horas da tarde, de bandeiras bolivarianas em suas declinações colombiana, venezuelana, cubana, Argentina e das demais cores do leque da Pátria Grande.


Os internacionalistas da península, acompanhados por muitos latino-americanos, se concentraram nas proximidades da embaixada gringa em Roma para dizer-lhes não ao Plano Colômbia e aos TLCs, paradigmas dos planos neocoloniais do império em América Latina, e para expressar um resoluto apoio às justas lutas de seus povos contra o imperialismo e pelo socialismo.


A importante mobilização, que foi convocada pela Coordenadora Nacional Bolivariana da Itália, espaço conformado por mais de quarenta organizações políticas e sociais de toda a nação, desfraldou a bandeira da solidariedade com os presos políticos de Nossa América, como os combatentes bolivarianos Simón Trinidad e Sonia, injustamente extraditados aos Estados Unidos pelo sipaio paramilitar Uribe Vélez, os 5 cubanos e todos os que foram encarcerados por lutar pela justiça social.


Durante o ato, que chamou fortemente a atenção de milhares de turistas que se encontravam passando pela praça Barberini em seus percorridos pelo centro romano, ressoaram as notas das canções farianas e de Alí Primera, e os manifestantes fizeram coro repetidas vezes a palavras de ordem como “Alerta que caminha a espada de Bolívar por América Latina”.


Um grande cartaz em particular, que dizia “FARC-EP, 43 ANOS DE LUTA PELA NOVA COLÔMBIA”, destacou o apreço e reafirmou a solidariedade dos italianos com o movimento guerrilheiro colombiano, indiscutível ponto de referência para todos os que, ao longo de todo o planeta, seguem semeando sementes transformadoras regadas diariamente com suor e lutas por um mundo sem exploradores nem explorados.



Enlace original