"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Colômbia e a OTAN

As uvas não estão maduras



Uma famosíssima fábula de Esopo intitulada “A raposa e as uvas” conta que, quando uma raposa viu uns lindos cachos de uvas bem maduras, lambendo-se de vontades, tentou alcançá-las de diversas formas. Como não conseguiu seu objetivo, para autoconsolar-se, a raposa disse a si mesma: que me importa, ao fim e ao cabo, “essas uvas não estão maduras”. Com esta fábula se resume a pretensão de certos personagens que dizem não apetecer o que lhes resulta impossível de alcançar e se aplica ao pé da letra ao que acaba de suceder ao regime de Juan Manuel Santos com sua vã pretensão de que a Colômbia ingressasse na Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN], um dos principais grupos de assassinos do planeta.

No dia de sábado, 1º de junho, Santos, com toda pompa do caso e acreditando na maneira de que nosso país forma parte do “primeiro mundo” – porque já se sente membro da OCDE –, disse com um tom pretensioso que “no mês de junho, a OTAN vai subscrever um acordo com o governo colombiano, com o Ministério de Defesa, para iniciar todo um processo de aproximação, de cooperação, com vistas também a ingressar nessa organização”. Acrescentou que “nosso Exército está na melhor posição para poder distinguir-se também a nível internacional. Já o estamos fazendo em muitas frentes”. Rubricou seu sonho de indignidade e entrega dizendo que “Colômbia tem direito e pode pensar em grande. Porque... estamos deixando o medo de um lado e enchendo-nos de razões para sermos os melhores, já não da região mas sim do mundo inteiro. Temos com que. O temos demonstrado”. Como para ratificar suas pretensões de que já somos do “primeiro mundo” e que estávamos às portas da OTAN, desde a presidência da República, Santos difundiu uma foto em sua conta de twitter onde se mostra “aviões colombianos da Força Aérea [que estão] reabastecendo aviões da OTAN”. [ver foto em: http://www.elespectador.com/noticias/politica/imagen-425757-colombia-ya-reabastece-aviones-de-otan-el-aire).

Para que não fique dúvida de onde veio a ordem de pedir o ingresso deste país à OTAN, o governo dos Estados Unidos expressou que respaldava a seus súditos colombianos, ao indicar que “nosso objetivo é certamente apoiar a Colômbia como membro capaz e forte de muitas organizações multilaterais, e isso pode incluir a OTAN”, segundo palavras de Roberta Jacobson, a secretaria de Estado adjunta dos Estados Unidos para América Latina. Evidentemente, a ordem se dava para medir a reação dos vizinhos da Colômbia, os quais nesta ocasião se moveram rápido, entendendo o sentido do que está em jogo, como o fizeram Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Equador, que denunciaram a manobra de Santos como uma punhalada dirigida contra a soberania desses países.

Como sucede, às vezes, com os lacaios que creem que, por sua obsequência e servilismo, vão ser compensados com sobras, Santos pensou, após a visita do vice-presidente dos Estados Unidos e de ajoelhar-se em forma incondicional ante seu amo imperial e aos outros lacaios da Aliança do Pacífico, que sua genuflexão lhe havia aberto as portas da OTAN. No entanto, para demonstrar quem é que manda e ratificar aquilo de que quanto mais servil seja o cão mais se lhe castiga, a OTAN rapidamente se apressou a dizer, desde sua sede em Bruxelas, que a Colômbia “não cumpre os critérios geográficos” para ser membro, ainda que se prepara um acordo que “permitiria o intercâmbio de informação classificada entre a Aliança e Colômbia”, porém “não há planos imediatos para estabelecer uma associação formal” entre ambas as partes. 

Com isto, lhe atiraram a porta na cara a Juan Manuel Santos, quem, como bem diz um adágio popular, se pôs a selar antes de trazer as mulas.
O que a OTAN disse ao regime santista é que, certamente, vai utilizar, sempre que o requeira, os sicários colombianos [vestidos de verde-oliva ou de qualquer outra cor] para que realizem todo tipo de atos criminosos onde queira que essa aliança imperialista vá intervir e nas guerras que tem planejadas para o futuro imediato. Entre linhas, se lhe está dizendo a Santos e aos sipaios colombianos que não confundam o fato de ser sicários a soldo com converter-se em membros plenos do seleto clube dos Estados terroristas-imperialistas do planeta, o que só está reservado a uns quantos.

A pretensão altissonante e vende pátria de Santos terminou tão mal que nem sequer ele mesmo quis sair a explicar ou justificar sua metida de patas e para fazê-lo escolheu a um de seus subalternos. Logo após o desdém imperialista, o ministro de Defesa [sic] Juan Carlos Pinzón manifestou que “Colômbia não pode e não quer ingressar na OTAN”, “o que a Colômbia, sim, quer é percorrer o caminho para ser um sócio na cooperação como o são agora Austrália, Nova Zelãndia, Japão, entre outros países”. Neste caso, se repetiu a história da raposa e das uvas: a raposa foi o governo da Colômbia e as uvas são a OTAN.
Tendo em conta a ignorância que caracteriza aos políticos colombianos, cabe perguntar-se se Santos e seu belicoso ministro de Guerra não estavam confundindo a OTAN com o Sudão, um sofrido país com o qual a Colômbia se parece cada dia mais, e ao qual já superamos, por exemplo, na quantidade de população interna deslocada.

Como os oligarcas colombianos, como Santos, já creem que nosso país é do primeiro mundo, só porque desde aqui se exporta a todo tipo de expertos em assuntos tão sofisticados como matar, torturar ou desaparecer – no que as forças armadas deste país, sim, que têm uma experiência acumulada e digna de imitar em outros lugares – somente falta que solicitem o ingresso no G-8, e creiam de antemão que vão ser aceitados.

Essa pretensão primeiro mundista dos lacaios dos países periféricos – e as classes dominantes da Colômbia são um claro exemplo disso – sempre termina em “milagres” de curta duração que afundam os países na miséria e os fazem mais dependentes dos poderes imperialistas. Se se quisesse citar um exemplo próximo, só bastaria recordar-se de Carlos Menem – um neoliberal e pró imperialista da mesma estirpe de Juan Manuel Santos – que, em fins da década de 1990, apresentou a Argentina como um modelo de país que vivia o sonho de haver ingressado no primeiro mundo. O problema foi que, com pouco tempo, esse país se despertou, depois da ressaca neoliberal, como em Cuesta Abajo, o tango de Gardel, com “a vergonha de ter sido e a dor de já não ser”.

(*) Renán Vega Cantor é historiador. Professor titular da Universidad Pedagógica Nacional, de Bogotá, Colômbia.  Autor e compilador dos livros Marx y el siglo XXI (2 volumes), Editorial Pensamiento Crítico, Bogotá, 1998-1999; Gente muy Rebelde, (4 volumes), Editorial Pensamiento Crítico, Bogotá, 2002; Neoliberalismo: mito y realidad; El Caos Planetario, Ediciones Herramienta, 1999; entre outros. Premio Libertador, Venezuela, 2008. Seu último livro publicado é Capitalismo y Despojo.