"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 22 de junho de 2013

Comunicado Conjunto #18



La Habana, 21 de junho de 2013

As delegações do Governo e as FARC-EP, informam que:

Iniciaram a discussão do segundo ponto da Agenda sobre a Participação Política e, expressaram na mesa sua visão geral do tema.
Receberam os representantes do Escritório da Organização de Nações Unidas na Colômbia e o Centro de Pensamento para a Paz da Universidade Nacional, quem entregaram as conclusões e as perto de 500 proposta sobre o tema da participação cidadã, apresentadas no Fórum realizado em Bogotá nos últimos dias do passado mês de abril

Deram a conhecer hoje o Primeiro Informe Conjunto de Avanço das Conversações, segundo o conveniado no Acordo Geral. Nesse informe se amplia a informação sobre os Acordos construídos no tema agrário, se descreve o funcionamento da Mesa em relação com seus mecanismos de trabalho e, se indicam as distintas atividades realizadas em relação com o impulso à participação cidadã, a estrategia de difusão e a realização dos Foros cidadãos.

Esse Primeiro Informe Conjunto contem todas as atividades desenvolvidas durante sete meses de conversações, nos quais realizaram-se 10 ciclos de reuniões.

Com relação ao tema agrário, no documento, entre outros aspectos, se informa sobre:

- Os componentes do ambicioso programa de distribuição e formalização de terras.

-O projeto para formalizar e atualizar o cadastro rural, como uma das principais fontes de financiação dos municípios com sus consequências positivas em investimentos no social e no uso produtivo da terra.

- O plano para delimitar a fronteira agrícola e proteger as áreas de especial interesse ambiental pensando nas futuras gerações de colombianos.

- A criação de uma jurisdição agrária com cobertura e capacidades regionais e o fortalecimento dos mecanismos que possam garantir o acesso ágil à justiça.

- A implementação de planos nacionais setoriais para reduzir a pobreza e a desigualdade mediante obras de infra-estrutura, sistemas de rego, saúde, educação, moradia, estímulo à economia solidária, segurança social, geração de renda, comercialização, assistência técnica, ciência e tecnologia, crédito, alimentação e nutrição.

O Governo considera que a presente Reforma Rural Integral deve contribuir na eliminação dos efeitos nocivos do conflito e, por sua parte, as FARC-EP consideram que deve contribuir na solução das causas históricas do conflito.

Os acordos construídos até agora, estão condicionados a que cheguemos a um acordo sobre a totalidade da Agenda.

As delegações receberam os porta-vezes dos Governos de Chile e Venezuela, países acompanhantes do processo, a quem informaram sobre os avanços dos diálogos.

Reiteram seu agradecimento aos países garantes, Cuba e Noruega, por seu eficaz apoio ao desenvolvimento das conversações.

Informam que um novo ciclo de conversações se iniciará em A Havana o próximo primeiro de julho.