"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Ex-ministro colombiano apoia Assembleia Constituinte

O ex-ministro colombiano Alvaro Leyva apoiou a proposta de uma Assembleia Nacional Constituinte que permita referendar possíveis acordos entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) e redefinir o país.
 
Considerado um dos grandes defensores deste projeto, ele afirmou que acompanhará o movimento político e social Marcha Patriótica na conquista deste objetivo, por estimar que a Constituinte é fundamental para construir e consolidar uma paz duradoura e estável na Colômbia.

Leyva criticou a postura do líder da delegação do governo, Humberto de la Calle, na mesa de diálogo que ocorre em Cuba, que “transformou-se no ‘doutor não’ e isso não pode ser assim, que fale então de uma vez que não quer a paz”, declarou Leyva.

Por sua vez, um dos porta-vozes da Marcha Patriótica, David Flores, destacou que essa organização impulsará uma campanha midiática, promoverá mobilizações e recolherá assinaturas para exigir que o governo conceda essa possibilidade.

Em várias regiões do país realizam Constituintes pela Paz, pontuou Flores, onde explica-se para as pessoas em que consiste este mecanismo de participação e recolhem propostas para elaborar um programa que seria levado para uma Assembleia deste tipo, caso seja convocada.

Fonte: Prensa Latina