"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

PC Colombiano: Alto à sabotagem às relações de Colômbia e Venezuela


A reunião do presidente Santos com o conspirador Capriles não é um fato casual. Sucede logo após a visita do senhor Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, cuja política instiga a desestabilização da Venezuela.
 

Este fato político se enquadra na ofensiva da ultra direita continental para mudar a correlação de forças e reverter os processos democráticos de independência e autodeterminação latino-americanos. A pretensão é destruir as conquistas bolivarianas em Venezuela, que consideram um bastião estratégico de ALBA, Unasul, Mercosul e Celac. Após a cúpula da Aliança do Pacífico, a presidência colombiana na mesma e a aceitação da candidatura para ingressar na OECD, é evidente o compromisso de Santos com a nova orientação de Washington.
É nesta estrutura de acontecimentos e não exclusivamente na situação interna de Venezuela onde há que situar a virada de Santos. Se trata de enquadrar o processo de diálogos e acordos entre o governo e as Farc em Havana num contexto de desprezo, derrota e contrarrevolução na América Latina. Esta conduta põe em grave risco o diálogo em curso e representa uma concessão aos declarados inimigos da paz na Colômbia. Amplia a dúvida, uma vez mais, sobre a real vontade de paz do governo colombiano.
Ante esta situação crítica, o PCC exige do presidente Santos esclarecer sua posição ante o povo colombiano e a América Latina com relação ao governo legítimo de Venezuela, reconhecido já oficialmente.
Faz um chamado ao governo nacional a priorizar as relações amistosas, de respeito e não ingerência nos assuntos internos de um e outro país.
Alerta ao movimento popular sobre os propósitos de perturbar o acompanhamento internacional ao processo de diálogo em Havana e chama a redobrar o respaldo popular mais decidido ao processo de diálogo para a solução política.

PARTIDO COMUNISTA COLOMBIANO


Comité Ejecutivo
--
Equipe ANNCOL - Brasil
anncol.br@gmail.com
http://anncol-brasil.blogspot.com