"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 2 de junho de 2013

Comunicado das FARC-EP Sobre a crise do processo de paz



Preocupados, muito preocupados pela geração de fatos que sem dúvida afetam a extraordinária atmosfera de paz que está sendo construída nos diálogos de Havana, queremos fazer as seguintes reflexões:

Ninguém duvida sobre o importante rol que joga e tem jogado a República Bolivariana da Venezuela com seu franco compromisso na busca da paz para Colômbia, como país acompanhante e facilitador do processo.

É urgente preservar e consolidar o avanço histórico que significa para a construção do Acordo de Paz, o conveniado até agora em torno do tema de terras, ponto nodal do conflito. Igualmente, é necessário continuar a discussão sobre os aspectos subsequentes da Agenda, para seguir diminuindo distâncias na rota que transitamos rumo à reconciliação da família colombiana.

Em consequencia, temos autorizado nossa Delegação de Paz em Havana para que busque contato direto, prévio consentimento do governo da Venezuela, com o senhor embaixador Roy Chaderton, designado por Caracas como acompanhante dos diálogos de paz, para que nos ilustre sobre a situação gerada e ao mesmo tempo conveniar ações que nos permitam reconstruir a confiança que requer a continuidade do processo.

Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP

Montanhas da Colômbia, junho 1 de 2013