"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 4 de junho de 2013

Lula apoia processo de paz em visita à Colômbia para reuniões


Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Colômbia, reiterou o seu respaldo ao processo de paz entre o Governo e a força insurgente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP), durante um encontro com o prefeito de Bogotá, capital colombiana, Gustavo Petro, nesta segunda-feira (3), e um encontro com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, nesta terça-feira (4).



Lula reúne-se na manhã desta terça-feira (4) com o presidente colombiano no Palácio de Nariño, sede do governo da Colômbia. Logo após a reunião, Lula e Santos seguem para uma apresentação das políticas de combate à pobreza do Governo Colombiano, onde serão apresentados os programas “Famílias en acción” (Famílias em Ação) e “Mujer Ahorradora” (Mulher Poupadora).

Já no encontro com o prefeito de Bogotá, nesta segunda, fontes da prefeitura informaram que a paz, a pobreza e a segregação social foram objeto central da conversação, na qual abordaram projetos para o desenvolvimento social da cidade. Ambos dialogaram sobre a perspectiva de um centro ampliado, empenho em que participarão uma empresa brasileira e arquitetos colombianos, em prol da modernização do Distrito.

De acordo com o Instituto Lula, os dois conversaram sobre programas de moradia, reciclagem e participação popular. O ex-presidente falou sobre a experiência do PT com o orçamento participativo, o programa Minha Casa, Minha Vida e sobre a experiência do Brasil com cooperativas de catadores de material reciclável.

Petro explicou ao presidente o bom momento em que vive Bogotá, com melhora de índices sociais e investimentos estrangeiros. Segundo o prefeito, a cidade conseguiu baixar os índices de violência com uma combinação de políticas de segurança com ações sociais. Os mais pobres não pagam pela água, e Petro conseguiu baixar a tarifa de transporte público e ampliar os investimentos em educação e saúde.

Também se abordaram propostas de cooperação mútua em vertentes como a reciclagem e a construção. Petro deu a Lula uma réplica de uma peça correspondente ao período da cultura indígena do povo Guatavita, “La Balsa Muisca”, que data de 1200 a 1500 anos atrás, cujo original em ouro foi encontrado em 1856 por um grupo de campesinos no município de ourives de Pasca, no sul da capital Bogotá.

É a segunda vez que Lula e Petro reúnem-se neste ano. A primeira foi no Brasil, em São Paulo, em janeiro passado, quando o alcaide foi convidado por Lula a um Encontro de Intelectuais Latino-americanos.

Com Instituto Lula e Prensa Latina