"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 29 de junho de 2013

COLÔMBIA: FAROL DE ESPERANÇA


Análise sociopolítica de Gil Zu

Escritores e Poetas Grupo SakerTi.

A Mesa de Negociações entre as FARC e o Governo da Colômbia para um tratado de paz abre uma esperança para os povos do mundo, em especial dos povos latino-americanos. Com amadurecimento e responsabilidade histórica, o comando das FARC tem levado suas propostas a todos os setores da sociedade colombiana, porém com dedicação aos setores de trabalhadores do campo e da cidade. A direção da guerrilha mais antiga e mais histórica não tem mencionado sua não incorporação na vida política de seu país.

Sem propor a um de seus Comandantes como futuro candidato a Presidência [da República].

Sua melhor proposta é a de executar um Projeto de nação e a criação de uma Frente Nacional de luta com todos os setores civis que incluam empresários progressistas, militares de pensamento democrático, intelectuais e colombianos estabelecidos nos diferentes campos dessa sociedade.

A Frente Nacional de cidadãos colombianos deve aceitar que esta luta deve caminhar para a transformação do Estado. Uma transformação social não se produz de cima para baixo, mas sim de baixo para cima. A juventude da Colômbia deve preencher um destes espaços, já que é a juventude no mundo a que se tem significado decisivo na transformação deste mundo.

As comunidades indígenas na América Latina despertaram, demonstrando que a conquista, a escravidão, a vassalagem não exterminaram suas etnias, apesar do extermínio massivo que se
reportou em casos como os de Guatemala, onde é acusado um exchefe de Estado, Efraín Rios Montt, de ter ordenado o extermínio dos Ixiles e a desaparição de comunidades indígenas no programa chamado Terras Arrasadas, reportando casos em que soldados do comando Kaibil abriam os ventres das mulheres grávidas, extraíam o filho e o explodiam contra um muro porque quem ordenava estas matanças assegurava que Deus falava com ele.

Há os que tratam de confirmar a mestiçagem que é uma fantasia republicana e tanto investidores como testas de ferro governamentais com grupos neoliberais apelam a este recurso, dizendo que o [caso] dos indígenas é história passada.

As comunidades indígenas na América Latina avançam para a tomada do poder.

As empresas mineradoras exploram os recursos que se encontram no subsolo das terras onde habitaram e habitam os indígenas. Contaminam as águas de seus rios, devastam os bosques e
envenenam o meio ambiente. O governo de Guatemala entrega esses recursos a empresas
estrangeiras que deixam uma esmola ao Estado de 1% de seus lucros milionários.

Durante o governo peruano de Juan Velasco Alvarado se mudou o termo de comunidades e de indígenas, chamando a cada pessoa de Cidadão.

AS CONSULTAS ÀS COMUNIDADES INDÍGENAS.

É um direito obrigatório para estas comunidades e um passo importante de reconhecimento a nível humano e social. A consulta aos povos indígenas é direito significativo ao setor majoritário de nossas nações, igualmente ao que se faz com o setor empresarial e político.



A LUTA DAS FARC E O VIETNÃ.

As FARC nasceram como resposta à escravidão, exploração, alienação nacional. A corrupção de funcionários ao amparo do Estado beneficiando-se um pequeno grupo, enquanto a maioria de colombianos vivia em pobreza e em extrema pobreza. Os colombianos e o mundo o temos compreendido, o tratado de paz tem como primordial finalidade a transformação social de sua nação.

O Vietnã foi invadido pelos Estados Unidos. Assim como em nossos países, o Vietnã está habitado por várias etnias: Tays, Khmers, Thais, moung, nung, meos e outros. Suas línguas são vietnamita e outras. Religião: Budismo, Taoísmo, Católicos. Sua capital Hanoi e cidades principais: Ho Chi Minh, antiga Saigon, Haifrong, De nang.

A invasão estadunidense foi derrotada pelo povo Vietnamita e na atualidade é o segundo país exportador de arroz no mundo. Se pode percorrer o Museu dos Vestígios da guerra.

A zona agrícola de alta tecnologia de Cu-Chi produz sementes de alto rendimento com cultivo de abóboras e variedade de frutas. A zona de processamento da exportação Tan-Thuan é um exitoso
polo econômico com centenas de empresas em operação e campos de investimento.

Colômbia, depois desta guerra por alcançar sua liberdade e a reivindicação que deixou devastação, orfandade e crise em todas as ordens, deve tomar como exemplo o que conquistou o povo do
Vietnam. O mundo tem os olhos na Colômbia, onde já está nascendo uma nova sociedade.

[Livros em vez de Armas de Fogo]

Libros en vez de Armas de Fuego. http://gilzu.blogspot.com/

VOLTAREI E SEREI MILHÕES. TUPAC KATARI.