"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

15 mil Sem Terra realizam seu VI Congresso


De 10 a 14 de fevereiro em Brasília, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra [MST] realiza seu VI Congresso Nacional. Com a palavra de ordem “Luta, Construir Reforma Agrária Popular”, 15 mil trabalhadoras e trabalhadores de 23 estados brasileiros, além de 250 convidados internacionais, participarão na maior instância de decisão do Movimento.


O objetivo principal do Congresso Nacional do MST é discutir e fazer um balanço crítico da situação atual do Movimento, traçar novas formas de luta pela terra, pela reforma agrária e por transformações sociais, ademais de celebrar seus 30 anos de existência.


Nesta reunião se definirão as ações a seguir para reimpulsionar o processo de entrega de terras a trabalhadores do campo, destacou Débora Nunes, coordenadora deste encontro. Depois de três décadas, persistem as iniquidades no campo como consequência da concentração da terra em mãos de uns poucos oligarcas e a ampliação do modelo do agronegócio, o qual atenta contra os pequenos agricultores, assinalou, e nesse sentido a reforma agrária defendida pelo MST protege o solo, proporciona possibilidades ao lavrador e “constitui uma alternativa aos problemas estruturais do campo e de toda a sociedade brasileira”.


Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária [Incra], mais de 186 famílias brasileiras esperam por um pedaço de terra para produzir alimentos.


Também será um momento de reafirmar um novo programa de reforma agrária para o país: a Reforma Agrária Popular.


Na programação serão realizados debates em torno do desafio organizativo do Movimento, o papel político dos assentamentos, a participação da mulher e dos jovens na luta, ademais de atos políticos em defesa da Reforma Agrária, marchas e atividades culturais durante as noites.


Na tarde de quarta-feira 12, os Sem Terra realizarão uma grande marcha em defesa da reforma agrária pela capital federal. Durante a noite se celebrará um evento de integração para comemorar o 30º aniversário do MST.


Na quinta-feira 13, se realiza o ato político da Reforma Agrária com a participação dos movimentos sociais, intelectuais, partidos políticos que representam a esquerda brasileira, como o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, e Rui Falcão, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores [PT], além de convidados internacionais.
Simultaneamente ao Congresso, durante os dias 10 ao 13 de fevereiro se realiza a Exposição Nacional da Cultura e Produção Campesina, perto do Ginásio Nilson Nelson de Brasília


Será um espaço de demonstração e comercialização dos alimentos produzidos pelos assentamentos da reforma agrária, que, ademais, contará com apresentações culturais do campo. Neste mesmo espaço, também serão instaladas 12 pequenas agroindústrias de erva-mate, cachaça, farinha, entre outras.


Fonte: viacampesina.org e Prensa Latina


Tradução: Joaquim Lisboa Neto