"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 23 de julho de 2015

Começa em Colômbia a exumação da maior fossa comum urbana do mundo.


Medellín, 16 de julho de 2015
As autoridades colombianas anunciaram que a exumação da maior fossa comum urbana do mundo, situada no bairro Comuna 13 do oeste de Medellín, está prevista para o próximo 27 de julho. Nos trabalhos de exumação se buscará desaparecidos nos últimos 50 anos da guerra que o Governo enfrenta com os paramilitares e a guerrilha.
Pelo tamanho da zona e pelo número de pessoas que poderiam ter sido enterradas neste lugar [...], pode-se dizer que se trata da maior fossa comum urbana do mundo”, assegura Jorge Mejía, o assessor da Prefeitura de Medellín, em declarações a Reuters.
Os ativistas de direitos humanos asseguram que na fossa poderiam ter sido enterrados ao redor de 300 civis caídos ao longo das cinco décadas de guerra entre as forças de segurança do Estado, os grupos paramilitares e as guerrilhas esquerdistas. Por sua parte, o Governo estima que poderia haver umas 90 pessoas na fossa comum.
As guerrilhas urbanas, os paramilitares e muitos setores das instituições do Governo podem ser responsáveis pelo ocorrido na Comuna 13”, enfatizou Mejía, quem informou que uns trinta funcionários governamentais, incluindo as equipes forenses, escavarão e exumarão a fossa comum durante os próximos cinco meses.
Segundo os ativistas, algumas vítimas poderiam ter sido assassinadas pelas tropas do Governo durante as operações militares levadas a cabo contra a guerrilha em 2002 para recuperar o controle da Comuna 13.
Em Colômbia se estima que mais de 30.000 pessoas foram desaparecidas no transcurso de uma guerra que já dura mais de 50 anos. Até o momento, as autoridades colombianas exumaram cerca de 6.000 corpos de fossas comuns.
-- 
Equipe ANNCOL - Brasil