"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Colômbia: muito rica em recursos e com um povo muito pobre.


Por Juan Leonel Pérez, Antonio López Vélez.
27 de Junho de 2015.
Com as riquezas que a Colômbia tem em hidrocarbonetos, minerais, metais e pedras preciosas, deveríamos ser um dos países com maior desenvolvimento, industrial, mineiro e energético na América Latina.
A sociedade colombiana poderia viver num remanso de paz, com uma justiça social que fosse exemplo para o mundo. Deveríamos ter os problemas de saúde, educação, moradia e trabalho totalmente solucionados. Os índices de violência, pobreza, desemprego, miséria e analfabetismo não seriam tão elevados.
Violência, um conflito social e armado de há 66 anos sem resolver. Com 6 milhões de deslocados, 50 mil desaparecidos e mais de 250 mil mortos nos últimos dez anos. 
Um desemprego aos 40%, ainda que Santos diga que baixou para 9%; 31% da população vive do rebusque, o que chamam de economia informal. 30% da população vive na pobreza e 13% na miséria absoluta.
A nível continental, segundo dados da CEPAL, o povo colombiano é o terceiro mais pobre do continente latino-americano.
A educação e a saúde privatizadas, com o único objetivo de que os que estudem sejam os filhos dos ricos... Assim, estes serão os gerentes, os executivos, os presidentes, os ministros, os senadores da República, os dirigentes políticos, enquanto o povo será quem trabalhe para eles por salários miseráveis e sem nenhum direito trabalhista, como ocorre na atualidade.
Somente com os recursos naturais que a Colômbia tem, utilizados de maneira racional, sem danos ambientais e de acordo com as comunidades dos territórios, se poderia redistribuir uma riqueza imensa.
Porém... quanta riqueza as multinacionais extratoras arrancam da Colômbia? Os lucros são exorbitantes para os saqueadores e praticamente nulos para o povo. Nas zonas extrativistas mineiras, os moradores adjacentes sofrem as consequências deste saqueio, há muita pobreza, enfermidades, falta de atenção médica e de serviços básicos. Se registrou também a presença dos paramilitares que têm deslocado, ameaçado e assassinado aos moradores das áreas, favorecendo assim o saqueio do território. 
Se se leva em conta o valor das exportações totais para a mineração no período 2005-2010, ascende a 40.879 bilhões de dólares FOB. [1]-[2]
Em Colômbia, no ano de 2014 o valor do PIB total a preços constantes de 2005 é de 516,62 bilhões de pesos. [3]
No ano de 2014, a participação de Minas y Canteras [com hidrocarbonetos] no PIB total do ano 2014 foi de 7,32%, com 37.823.000 milhões de pesos.
Somente o PIB mineiro foi de 2,10%, em relação ao PIB total do ano de 2014, com uma quantia de 10.844.000 milhões de pesos.
A participação do carvão no PIB mineiro é de 66,60% para o ano de 2014 e de 1,40% em relação ao PIB total, ao chegar a $7.222.000 milhões de pesos. Resulta evidente que este subsetor é o que gera mais lucros totais para as multinacionais. O valor das exportações de carvão e coque foi de 6.810,06 bilhões de dólares FOB, para o ano de 2014, sendo superior em 1,83% frente aos 6.687,90 bilhões de dólares FOB do ano de 2013. Segundo o World Coal Association, Colômbia é o quinto exportador a nível mundial e é o primeiro na América Latina.
Outro mineral saqueado em Colômbia é o ouro, que em Colômbia se extrai desde a época da Conquista Espanhola e sempre gerou grandes riquezas. O valor das exportações de ouro em 2014 foi de 1.581,81 bilhões de dólares FOB. Em Colômbia, segundo a Associação Colombiana Mineira –ACM-, neste ano se produziram 57 milhões de gramas de ouro.
Cabe relembrar que, devido à crise econômica internacional, muitos Estados no mundo estão comprando grandes quantidades de ouro para respaldarem suas próprias moedas [os primeiros são China, Rússia, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos]. Também o estão fazendo os grandes bancos e os grandes multimilionários, para assegurarem seus próprios interesses. Historicamente, o ouro sempre foi um investimento seguro devido a sua escassez no mundo; pode ocorrer que seu preço baixe, porém nunca pode perder completamente seu valor.
Colômbia é também o primeiro produtor de níquel da América Latina. O valor das exportações de ferroníquel colombiano para o ano de 2014 foi de 640,59 bilhões de dólares FOB. Em Colômbia atualmente está em função apenas uma grande mina: a de Cerromatoso, propriedade da anglo-australiana BHP BILLINGTON. Em outras palavras, apenas uma multinacional está saqueando todo o níquel da Colômbia.
Outro grande setor extrativista mineiro gerador de gigantescos lucros para poucos é o das esmeraldas. No ano de 2014 seu valor em exportação foi quantificado em 134,32 bilhões de dólares FOB. O comércio das esmeraldas em Colômbia sempre foi ligado a grandes multinacionais exploradoras, paramilitares e narcotraficantes.
Por último, cabe assinalar que o valor das produções de petróleo cru, gás natural e minerais de urânio e tório foi de 27.096.000 milhões de pesos, o que representa 5,24% do PIB total de 2014.
Quantas Escolas, Universidades, Centros de Saúde, Hospitais, Laboratórios de Pesquisas Científicas, Creches, Casas para a Terceira Idade poderiam ter sido construídos com todo este dinheiro?
~~~~~~~~


[1] FOB (Free On Board). Abreviatura usada em alguns contratos de vendas internacionais. Nestes contratos, o vendedor está na obrigação de colocar os bens em seu ponto de embarque, prontos para o envio. Enquanto o comprador aceita cobrir todos os gastos de transporte terrestres e assume os riscos no país exportador, assim como os custos de transporte posteriores ao embarque. Em Colômbia as exportações são medidas a preços FOB. Fonte: “GLOSSÁRIO TÉCNICO MINERO” REPÚBLICA DE COLÔMBIA MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA, Bogotá 2003.
[2] DANE  INDICADORES MACROECONÔMICOS MINEIROS, 2012.
[3] Os dados econômicos daqui em diante são tomados de “ANÁLISES DO COMPORTAMENTO DO PIB MINEIRO NO ANO 2014, SEGUNDO SEMESTRE E QUARTO TRIMESTRE DE 2014” Min-minas, Bogotá 19 de março de 2015.
 Um bilhão é igual a um milhão de milhões.

-- 
Equipe ANNCOL - Brasil