"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 28 de março de 2007

Caos no julgamento de Simón

O juiz Tom Hogan abandona o caso. É a conseqüência de um julgamento manipulado, com falsas provas, armações da Promotoria colombiana, pressões da justiça estadunidense ao júri. “É um grande triunfo para Ricardo Palmera”, expressou o advogado Wolf. Simón. Trinidad e a guerrilheira Sonia, extraditados aos Estados Unidos, fazem parte dos “trocáveis” exigidos pelas Farc.


Paul Wolf – foto RCN-


[CARACOL/ANNCOL]

É a conseqüência de um julgamento manipulado, com falsas provas, armações da Promotoria colombiana, pressões da justiça estadunidense ao júri. Segundo declarações de Paul Wolf à mídia empresarial CARACOL, o juiz Tom Hogan deve ter abandonado o julgamento que segue contra o ex-líder das FARC nos EUA por uma falha no procedimento e que agora tudo terá que começar de novo.

O juiz falou juntamente com os promotores do caso e com um dos jurados sobre o fracassado julgamento passado por terrorismo, e não convidou os advogados da defesa de Palmera. Na justiça estadunidense, esse procedimento é permitido, mas Hogan não contou à defesa sobre a reunião e por isso o juiz deve abandonar o recinto.

Em plena audiência, a defesa intimou o juiz a abandonar o caso porque havia cometido um erro processual. Hogan, cumprindo seu dever, aceitou a falha e deve abandonar o julgamento, o que causou uma grande celebração por parte de seguidores a favor de “Simón Trinidad”.

“Este juiz não poderá voltar e a Promotoria deverá recomeçar todo o julgamento”, afirmou Wolf, que adiantou que o que Hogan fez não foi grave “e não será castigado por isso.” O esperto advogado disse ainda que o que ocorreu essa segunda “é um grande triunfo para Ricardo Palmera”.

Simón Trinidad e a guerrilheira Sonia, extraditados aos Estados Unidos, fazem parte dos “trocáveis” exigidos pelas Farc. Em muitos países da Europa têm havido manifestações de solidariedade com os dois prisioneiros políticos das FARC. Em Estocolmo foi realizado um Fórum no último dia 12 de março para informar à sociedade sueca sobre estes julgamentos e o conflito colombiano, e no sábado passado manifestantes realizaram um protesto na frente da embaixada dos USA em Estocolmo exigindo que cessem as intervenções estadunidenses e a liberdade dos lutadores populares.


Enlace original