"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 21 de março de 2007

Farc presta homenagem às suas mulheres

Expressa Raúl Reyes em mensagem divulgada pela ANNCOL no dia de hoje. “Parabéns solidários à camarada Sonia, extraditada pelo governo paramilitar mafioso de Álvaro Uribe aos Estados Unidos da América do Norte. Assim como, à todas as guerrilheiras prisioneiras de guerra nos cárceres do Estado colombiano. Afetuoso cumprimento às centenas de mulheres guerrilheiras, milicianas, integrantes do Partido Comunista Clandestino, do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia, às massas de mulheres colaboradoras, amigas e especialmente às queridas mães de guerrilheiras e guerrilheiros de nosso glorioso exército”, anota o Chefe da Comissão Internacional dessa organização insurgente.


Guerrilheira das Farc


[Mensagem à mulher, em 8 de março]

Os Comandantes e Guerrilheiros de base das FARC-EP, parabenizamos com imenso carinho revolucionário à todas as mulheres pela comemoração do histórico dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher, conseguido através da luta das trabalhadoras têxteis de Chicago, nos Estados Unidos.

Desde aquela época demonstraram ao mundo que a única alternativa de conquistar as liberdades e os direitos sociais, econômicos e políticos é mediante a mobilização e as lutas dos trabalhadores, em aliança com os demais setores explorados e oprimidos pelos patronos do Regime capitalista governante.

Na Colômbia desde a luta pela independência espanhola até nossos dias, brilham as mulheres por seu arrojo, heroísmo e fidelidade combatendo ao lado de homens pelos ideais libertários de todo o povo. Basta lembrarmos de Policarpa Salabarrieta “A Póla”, Manuelita Sáenz, A Libertadora do Libertador, a Manuela Beltrán, A Gaitana, Maria Cano e logo as valentes guerrilheiras revolucionárias das FARC que desde Marquetalia estiveram representadas em Myriam Narváez e Judih Grisales, assinantes do Programa Agrário dos Guerrilheiros, em julho de 1964. Seguem a essas heroínas da Colômbia centenas de mulheres do povo que junto aos homens aportam seu sacrifício e seu sangue à causa de derrotar o injusto Regime atual para iniciar a construção do Socialismo.

Nas FARC tanto as mulheres como os homens ingressam às filas de 15 a 30 anos de idade, o fazem por tempo indefinido, voluntariamente, sem salário, em contrapartida recebendo instrução política, militar e cultural. As mulheres também cumprem funções de comando e de representação da Organização de acordo com suas capacidades e quem as discriminar será sancionado conforme as normas internas que nos regem.

Neste dia, prestamos uma homenagem póstuma às guerrilheiras caídas em combate, às lutadores sociais, populares e políticas que ofereceram suas vidas desde a primeira independência até nossos dias, quando estamos alçados em armas pela segunda e definitiva independência.

Parabéns solidários à Camarada Sonia, extraditada pelo governo paramilitar mafioso de Álvaro Uribe aos Estados Unidos da América. Assim como à todas as guerrilheiras prisioneiras de guerra nos cárceres do Estado colombiano. Afetuoso cumprimento às centenas de mulheres guerrilheiras, milicianas, integrantes do Partido Comunista Clandestino, do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia, às massas de mulheres colaboradoras, amigas e especialmente às queridas mães de guerrilheiras e guerrilheiros de nosso glorioso exército

Cordialmente, Raúl Reyes

Enlace original