"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 21 de março de 2007

Encontro no México bem-sucedido

Boletim de Imprensa sobre a realização do Primeiro Encontro Nacional de Solidariedade com as lutas do povo colombiano, realizado no México nos dias 10 e 11 de março de 2007. “No ato inaugural, realizou-se uma conferência a cargo de Narciso Isa Conde e Miguel Urbano Rodrigues que destacaram a importância do processo revolucionário colombiano para as lutas da América Latina. Traz uma detalhada exposição da situação da Colômbia e a denúncia da política de Segurança Democrática de Álvaro Uribe Vélez e o paramilitarismo, falou-se também da legitimidade da combinação de todas as formas de luta; entre elas, mereceu menção especial a luta revolucionária das FARC-EP”.

A solidariedade é a ternura dos povos!


[ANNCOL]

Como um serviço aos nossos leitores apresentamos o Boletim de Imprensa sobre a realização do c, realizado no México nos dias 10 e 11 de março de 2007.

BOLETIM DE IMPRENSA

CONCLUI EXITOSAMENTE O PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM AS LUTAS DO POVO COLOMBIANO

Nos dias 10 e 11 de março foi levado à cabo as atividades do Primeiro Encontro Nacional de Solidariedade com as Lutas do Povo Colombiano na Cidade do México.

No ato inaugural, realizou-se uma conferência a cargo de Narciso Isa Conde e Miguel Urbano Rodrigues que destacaram a importância do processo revolucionário colombiano para as lutas da América Latina.

Traz uma detalhada exposição da situação da Colômbia e a denúncia da política de Segurança Democrática de Álvaro Uribe Vélez e o paramilitarismo, falou-se também da legitimidade da combinação de todas as formas de luta; entre elas, mereceu menção especial a luta revolucionária das FARC-EP

Ao encontro compareceram 170 pessoas e contou-se com a presença de 36 organizações sociais, assim como de estudantes de diferentes escolas e coletivos. Os participantes chegaram provenientes de 10 entidades do país. Além do mais, assistiram ao Encontro de delegações internacionais: Chile, Colômbia, Espanha, e Estados Unidos. Também chegaram ao PENSLPC saudações e declarações da Dinamarca e da Colômbia.

Foram discutidas as quatro mesas de trabalho: Situação atual na Colômbia; Prisioneiros da oligarquia e do império; Solidariedade, organização e estruturação do MMSLPC e Planos imperiais e integração latino-americana e caribenha.

Nas declarações e participações, destacou-se a menção dos vínculos do governo da Colômbia com o narcotráfico e o paramilitarismo; além da denúncia da política de Segurança Democrática como instrumento de repressão contra o povo colombiano.

Os participantes expressaram seu respaldo à exigência da renúncia de Álvaro Uribe Vélez e a formação de um Governo de Reconstrução e Reconciliação Nacional na Colômbia.

Foi definida como alarmante a colombianização do México como resultado da aplicação da política uribista de terrorismo de Estado por parte de Felipe Calderón em nosso país. Foi denunciado o embaixador da Colômbia no México, Luis Camilo Osório, por suas conhecidas relações com o narcotráfico e por valer-se de cargos diplomáticos anteriores para extender as redes do narcotráfico colombiano a outros países.

Sobre os presos políticos colombianos, foi dada uma ênfase especial aos casos de Simón Trinidad e Sonia, combatentes das FARC que estão sendo julgados nos Estados Unidos, em evidente violação da soberania nacional colombiana. Foram mencionados também Ricardo González e Oliverio Medina, membros da Comissão Internacional das FARC; também foi exigida a liberdade de Francisco Caravallo.

As diferentes declarações apresentadas expressaram seu respaldo à iniciativa das FARC-EP sobre a troca de prisioneiros entre o governo e a insurgência.

Se consolidou a estrutura organizativa do Movimento Mexicano de Solidariedade com as Lutas do Povo Colombiano e iniciativas de solidariedade foram planejadas.

Se resolveu lutar pela abolição dos planos imperiais como os TLC´s, o Plano Puebla-Panamá, o Plano Colômbia, o Plano Patriota, o Plano Vitória, a Iniciativa Regional Andina e a ALCA, entre outros, por genocidas e destruidores da nossa cultura. Ainda assim, os participantes desse encontro concordaram que a integração da América Latina nada tem a ver com os modelos de subordinação econômica a uma potência hegemônica, e sim que se trata da criação de vínculos de solidariedade entre os povos.

No encontro, realizou-se uma atividade cultural com música que fazia alusão à Colômbia e a continuação nesse país da luta empreendida pelo Libertador Simón Bolívar; expressou-se a solidariedade com a luta na Colômbia e América Latina.

Primeiro Encontro Nacional de Solidariedade com as Lutas do Povo Colombiano foi concluído por meio de uma sessão plenária da qual saíram resoluções de planos de ações de solidariedade com as lutas do povo colombiano. Destacaram-se atividades de denúncia da situação atual na Colômbia; assim como mobilizações para o pedido da troca de prisioneiros de guerra, pela saída do embaixador da Colômbia no México, Luis Camilo Osório, e em respaldo à exigência de renúncia de Álvaro Uribe Vélez.

Movimento Mexicano de Solidariedade com as Lutas do Povo Colombiano.
Cidade do México, 12 de março de 2007.

Enlace original