"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 14 de março de 2008

As notas de ANNCOL


Chegou a recessão! A crise econômica é tamanha no império que os investidores já falam em transações em Euros. Há inclusive aqueles que asseguram que brigar com Chávez (caso FARC-EP) e Venezuela (caso Exxon-Mobil) disparou os preços do petróleo e acelerou a crise. O euro passou há muito o dólar e tende a ser a moeda comercial para as próximas décadas. Mas Bush não ouve, não vê, não entende.

Juan Carlos Vallejo



Já apareceu no computador de Reyes?

É a pergunta da moda. Todos que se digam opositor do narco-governo colombiano e do império devem estar na lista. Tem dado tanto ibope aparecer lá que até a oportunista Maria Emma Mejía pediu, implorou, suplicou para que a coloquem na lista para que acreditem que ela é de esquerda. E Sergio Fajardo e Antanas Mockus não ficam atrás. Nota-se tanto a mão do império que até o candidato Obama aparece lá.

Que nos contem uma de pescador
É que nem pensam antes de contá-las. Computadores à prova de bombas, cartas com saudações estranhas e não encriptadas, como se as FARC-EP escrevessem de um hotel cinco estrelas. Urânio no meio da selva, quando não há nem visores para missões noturnas, nem SAM 20 para derrubar aviões. A mão de Hollywood pode tudo.

Roma não paga traidores

"NUMQUAM ROMANIS PLACUIT IMPERATOREM A SUIS MILITIBUS INTERFECI”, dizem que foram as palavras do cônsul romano Scipio, quando Minirus, Audax e Ditalco foram cobrar a recompensa por assassinar seu grande chefe, Viriato, que trazia problemas às legiões romanas com a sua guerra de guerrilhas.

O tal “Rojas” e sua amante, passaram à história como dois grandes traidores. Viver com medo pelo resto de suas vidas será seu Nêmesis. Iván Rios e sua companheira, ficam na glória.

Derrotados o PP e a Igreja Católica na Espanha

Os fanáticos do Partido Popular e a Igreja abençoadora de armas, foram derrotados na Espanha. A Igreja tentou, como tenta na Colômbia, e atuou, como atua na Colômbia: como um partido político em favor dos poderosos. Aí ficaram marcados pra sempre. Caiu-lhes o queixo até na Espanha.

Mais da Igreja

Chegaram queixas de sacerdotes que entregaram suas vidas à luta pelos mais despossuídos e se sentem ultrajados por minhas palavras contra a Igreja abençoadora de armas. Eles dizem que em geral a Igreja não é má, apenas uns poucos que não fazem as coisas como devem ser. Quero dizer-lhes que compartilho desse pensamento. Para mim, os que entregara suas vidas pelos mais despossuídos são a exceção à regra geral. A Igreja como instituição causou um enorme e irreparável dano à humanidade. Amém à você também.

Decisão maçante na OEA

O que foi dito por José Miguel Insulza no Equador e Colômbia deixa entrever que a OEA vai lavar as mãos como Pilatos. A ambigüidade de suas palavras sobre a área equatoriana que a Colômbia violou e que é claramente demonstrável pela fronteira natural do rio Putumayo, não dá lugar a erros. Outra coisa é que Insulza finja precisar de óculos para não ofender ao império. A decisão está cantada. Equador deve recorrer à ONU, ainda que tampouco se espere algo dela.

Petróleo nas nuvens e dólar no chão

Chegou a recessão! A crise econômica é tamanha no império que os investidores já falam em transações em Euros. Há inclusive aqueles que asseguram que brigar com Chávez (caso FARC-EP) e Venezuela (caso Exxon-Mobil) disparou os preços do petróleo e acelerou a crise. O euro passou há muito o dólar e tende a ser a moeda comercial para as próximas décadas. Mas Bush não ouve, não vê, não entende.

Bush fica cada vez mais isolado

Há uma debandada de amigos e colaboradores do presidente Bush que vêem como inconveniente que os relacionem com ele, principalmente se esse ano é de eleições. A renúncia do general Fallon, comandante das tropas dos Estados Unidos no Oriente Médio, tem sido o fator que acionou os alarmes sobre os desastrados planos do presidente mais impopular na história dos Estados Unidos. Já dizem que antes de ir quer deixar a guerra iniciada no Irã e na Venezuela. A situação torna-se tão grave que vários membros do congresso falam em destituí-lo antes de autorizar outra louca aventura militar.

Irã e Iraque

Analistas sérios compartilham de minha opinião de que a visita de Mahmud Ahmadinejad ao Iraque é uma forma de preparar o terreno para a entrada do Irã. Não resta dúvida que as tropas do invasor sairão o mais breve possível. Que o governo pro-imperial do Iraque teme ficar sozinho e ser julgado como traidor. Irã soube jogar o jogo: deixou que o inimigo se desgastasse e o mandou para casa com muita pena e sem glória. Será por isso o desespero de Bush e Israel?

O informe da China

China responderá às acusações sobre os Direitos Humanos dos Estados Unidos com um informe detalhado da situação dos mesmo mas no próprio decadente império. Pelo que se adiantou, vão sentar a lenha nos que se auto-proclamam juízes do que eles mesmos não respeitam. O informa da China sobre os Estados Unidos será publicado essa semana. ANNCOL estará atenta.

Yair Klein entre os seus

O melhor que pode acontecer ao criminoso internacional Yair Klein, é que o extraditem para a Colômbia. É lá que governam os que ele negociava.