"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 4 de março de 2008

Chile condena violação da Colômbia à soberania do Equador

RNV/VTV


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, expressou nesta segunda-feira, sua total discordância com a incursão do Exército colombiano em território equatoriano durante uma operação contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). “Não podemos estar de acordo em que não se respeitem as fronteiras e lamentamos que o Equador se tenha sentido agredido”, manifestou a Presidente Bachelet.

A presidente chilena declarou em entrevista com a emissora local ADN que “as fronteiras entre os países se baseiam em acordos internacionais” e advertiu que “a extrema delicadeza” que comporta o fato de “que se pode transpor qualquer objetivo ou ilegítimo”.

Bachelet, que se comunicou por telefone com seu homólogo equatoriano, Rafael Correa, expressou sua “preocupação como presidente do Chile” pela escalada de tensão entre Colômbia e Equador, e fez votos para que prevaleça a paz.

Michele Bachelet afirmou que a visita de Estado do mandatário equatoriano ao Chile, prevista para os próximos dias 9 e 10, segue em pé, mas admitiu que poderia suspendê-la, de igual maneira que fez com a viagem a Cuba prevista para essa segunda-feira.

“Oxalá venha, mas entendemos que a situação que está vivendo nesse momento poderia afetar” a viagem, indicou a presidente.

A Presidente do Chile também falou com o Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, a quem ofereceu os bons ofícios do Chile para mediar esse conflito.

Enlace original