"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 29 de março de 2008

A ressurreição é a vitória!



É domingo de páscoa e páscoa, para o mundo cristão, significa passagem, passagem da morte para a vida.
É o momento da ressurreição.
Jesus preso, torturado e morto nas mãos dos hebreus, volta à vida, para não morrer nunca mais. E isso já faz mais de dois mil anos.

Ana Sofía/ANNCOL

Jesus esta presente em cada um de nós, por isso nos chamamos irmãos.
E isso não é gratuito. Tem um significado enorme para o mundo civilizado.
Não se mata a um irmão, nem se o rouba, agride ou tortura, nem se desaparece com ele e, muito menos, se lhe bombardeia. Ao irmão se respeita, se ama, com o irmão, se fala, se dialoga.

Amarás a teu próximo como a ti mesmo é um princípio religioso que ajuda a construir uma moral e uma ética baseada no respeito ao outro.
Jesus deu a vida pelo amor a seus irmãos. Recomendou a justiça, o valor da paz, a compaixão e desmascarou a hipocrisia, a avareza, a corrupção e a injustiça.
E, por causa de tudo isto, foi perseguido, difamado, traído, preso, torturado e, finalmente, crucificado.

O Cristo que o mundo cristão venera hoje está vivo e presente em cada um dos homens que tem entregado suas vidas por amor a causas nobres e justas, durante todos estes anos de história.
Por isso hoje, dia da ressurreição, é momento de recordar o irmão morto.
O que entregou a vida, que é o mais estimado bem que cada pessoa tem na busca de um mundo melhor. A vida de um homem jovem, um homem justo; um homem livre.

A Jesus, o seguem matando a cada dia. O torturam sem piedade e o encarceram.
Querem a todo o custo apagar sua voz. Porque a voz da justiça e da paz lhes incomoda.

A Colômbia teve, e segue tendo, centenas de cristos que diariamente são torturados, perseguidos, desaparecidos e assassinados para que suas vozes se calem.
Não basta senão mencionar a uns quantos como Jorge Eliecer Gaitan, Bernardo Jaramillo, Jaime Pardo Leal, El padre Camilo Torres, Jaime Garzón entre centenas de camponeses, líderes agrários, comunais, estudantis e sindicalistas que tem morrido nas mãos de muitos governos assassinos que governaram e seguem governando a Colômbia.

Mas há homens que, como Jesus, nunca morrerão.

Raúl Reyes, Ivan Rios, Christian Peréz, o negro Acácio, Martin Caballero e todos os que têm caído pelo ódio assassino dos que não querem a paz vivem hoje e sempre. Porque a ressurreição é para os que amaram, como eles o fizeram.

É sua maior vitória sobre os que tem se encarregado de continuar fazendo o papel de fariseus da morte e Judas traidores que vendem o país ao melhor pagador.