"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 4 de março de 2008

O Equador rompe relações com a Colômbia

Rádio Café Stéreo


Quito, 3 de março de 2008 – O Governo Nacional rompeu relações com a Colômbia logo que descubrira a verdade dos fatos que ocorreram na província de Sucumbíos em que morreram vários integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), entre eles Raúl Reyes.

Durante a investigação dos fatos, o exército equatoriano localizou uma patrulha da Colômbia, a mesma que assinalou que estava cercada por 200 membros das FARC. “Eu dei imediatamente a ordem de se protegesse por todos os meios a essa patrulha, se é que havia um ataque das FARC. Protejam a vida dos soldados colombianos. Depois verificamos que tudo era falso, que era uma patrulha que havia participado do massacre e estava ganhando tempo para poder voltar ao seu país”, deu a saber o Presidente da República, Rafael Correa.

“Inclusive foram interceptadas comunicações nesse sentido, quando diziam “por que não nos vem resgatar?”, “porque já estão os equatorianos sobrevoando” (...) quando chegaram nossos soldados à localidade do acontecido, nos demos conta que havia sido quase dois quilômetros dentro do território equatoriano e não é uma região em que haja um paralelo, uma linha imaginária, mas um acidente geográfico como é o rio Putumayo, que fica em nosso território. É dizer, claramente sabiam que era nosso território. Tampouco foi algo imprevisível, porque já há alguns dias seguiam Reyes por meio do telefone via satélite, de tal forma que sabiam perfeitamente que esse era território equatoriano”, acrescentou.

O Presidente Correa revelou que pesou todas as coisas que têm ocorrido anteriormente com a Colômbia, tem tratado de manter uma boa relação com esse país. “Havia melhorado muitíssimo o fluxo de comunicação entre o Presidente Uribe e quem vos fala. Não apenas isso, a Colômbia nos procurava, nos chamava pelo menos uma vez por semana (...) e até a sexta-feira dessa semana (29 de fevereiro de 2008), falamos com Uribe. O chamei para comunicar-lhe que havia eliminado as exigências legais para os colombianos que queriam vir ao nosso país; o que lhe alegrou muito e nos agradeceu”.

No entanto “hoje se revela a mentira, nos tratam de envolver com as FARC, supostamente por documentos de sua assinatura, que encontraram em três computadores que capturaram no acampamento e ficaram intactos”, destacou.
/GA Imprensa presidencial