"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 7 de março de 2008

SOBRE A INCURSÃO MILITAR DO EXÉRCITO DA COLÔMBIA NO EQUADOR


Juan Varlos Vallejo

Bruxelas, 4 de março de 2008
O grupo da Esquerda Unitária Européia – Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) do Parlamento europeu condena, da maneira mais firme, a incursão do exército colombiano no Equador. Esta operação rompe o clima favorável à paz que se instalou depois da recente liberação de quatro deputados por parte das FARC.

A ação militar colombiana, realizada com o apoio dos Estados Unidos, tinha como finalidade tentar romper os esforços de paz coordenados pelo Presidente Hugo Chávez, desestabilizar os governos dos países vizinhos e regionalizar o Plano Colômbia.

O grupo GUE/NGL se felicita do fato que o Presidente do Equador, Senhor Rafael Correa, tenha recebido o apoio dos governos da região - com exceção dos Estados Unidos. As ações militares, as efêmeras partes de vitória, de um lado ou do outro, são pão de cada dia do povo colombiano, desde há mais de cinqüenta anos. Não contribuem para nada à chegada de uma paz duradoura e justa com que os colombianos sonham. O assassinato do porta-voz internacional das FARC, e de 16 outras pessoas com ele – enquanto dormiam e não em combate, como se disse – dificulta a liberação dos reféns e a firma de um acordo humanitário.

O grupo parlamentar de esquerda do Parlamento europeu se felicita que as FARC tenham reafirmado sua vontade de buscar um acordo humanitário e de proceder à liberação dos reféns, e insta aos países amigos da Colômbia que se comprometeram à busca de saídas políticas de seguir nesta direção.

O grupo parlamentar de esquerda do Parlamento europeu rechaça a escalada belicista, a impunidade, e as desigualdades sociais que alimentam o conflito. Pede que a União Européia reafirme e concretize melhor seu compromisso a favor da paz, da democracia, da justiça social, dos direitos humanos e do direito internacional humanitário na Colômbia.

GUE/NGL press officer

Gianfranco Battistini + 32 475 646628

gbattistini@europarl.eu.int