"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 9 de março de 2008

Estocolmo também marchou pelas vítimas do Terrorismo de Estado

ANNCOL


Em Estocolmo se levou a cabo um sentimento de homenagem às vítimas do Terrorismo de Estado na Colômbia em Sergels Torget, uma praça localizada na chamada T – Central do metrô da capital sueca.

Os oradores foram unânimes ao condenar o Terrorismo de Estado, em ressaltar sua diversidade, já que haviam suecos, colombianos, salvadorenhos, bolivianos, equatorianos. Eva Björlund da direção do Partido Izquierda, apontou o líder guerrilheiro das FARC, Raúl Reyes, como uma vítima a mais da guerra suja da oligarquia colombiana.

Reyes foi assassinado junto a quinze de seus homens no Equador, no último fim de semana. Segundo um comunicado desta organização insurgente, seu trabalho se concentrava nesse momento em concretizar a libertação de Ingrid Betancourt com o governo de Paris.

O ato serviu também para chamar a atenção para a escalada militar que o governo Uribe Vélez pretende impulsionar em toda a região Andina. Sem o apoio de Washington, Bogotá estaria isolada em seus planos de guerra.

O comparecimento foi massivo, uma grande parcela da população respondeu ao chamamento da Rescoal e da Associação Jaime Pardo Leal (AJPL), e contou com a participação artística do “trovador dos humildes” e música das montanhas e outras da Colômbia.