"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 28 de outubro de 2008

Carta das FARC aos colombianos apoidores da solução política para os problemas da guerra

"O pensamento é o primeiro e mais precioso dom da natureza.Nem mesmo a própria lei jamais poderá proibí-lo." Simon Bolívar

Carta enviada à redação da ANNCOL pela liderança das FARC:

Respeitados compatriotas,

É com alegria que recebemos sua carta de setembro convidando a explorar coletivamente os caminhos para a paz, longe da atual direção do governo que mantém uma guerra perpétua, persistindo na impossibilidade de uma solução militar para os problemas políticos, económicos e sociais subjacentes ao conflito sangrento que abala o país.

Saudamos o florescimento de uma corrente de opinião que se afasta do falso triunfalismo e dos parâmetros da solução belicista para os grandes problemas nacionais. Não duvidamos do sucesso de sua gestão, uma vez que coincide com o sentimento e o desejo de paz das maiorias.

Esta carta ja é o início do Intercâmbio Epistolar que nos propõem para discutir sobre a solução política do conflito, a troca humanitária e a paz. Participaremos de frente com o povo em um diálogo franco e aberto, sem dogmatismos, sem sectarismo, sem menosprezo sobre os temas que se sugere. É necessário que nos esforcemos para garantir a vinculação da maior quantidade possível de organizações políticas e sociais e indivíduos independentes.

Nós estamos dispostos a explorar possibilidades para o intercâmbio humanitário e da paz com justiça social e clamor que agora é a necessidade mais urgente e sentida em toda a nação, mantendo-se invariavelmente. A libertação unilateral de seis ex-congressistas, no passado recente, entregue ao presidente Hugo Chávez e a senadora Piedad Cordoba, procurou criar condições e ambientes propícios para a troca de prisioneiros detidos pelas partes beligerantes. Este fato é prova irrefutável de vontade política.

Muito respeitosamente sugerimos para reforçar este novo empreendimento, que levará em conta a aparente vontade da grande maioria dos presidentes latino-americanos os seus esforços para contribuir no processo de troca humanitária e pela paz.

A enorme bandeira da paz com justiça social tem de finalmente voar livre sob os céus da Colômbia. A eterna guerra contra o povo que nos querem impôr para perpetuar a injustiça não pode ser o destino de da Pátria.

Recebam nossos cordiais cumprimentos,

Compatriotas

Secretariado Central do Estado-Maior das FARC-EP

Montanhas da Colômbia, 16 de Outubro de 2008