"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cuba pede ajuda à comunidade internacional


O país que nunca hesitou em enviar seus voluntários para auxiliar as populações da América Latina e da África pede agora a nossa ajuda para a sua reconstrução, após a catastrófica passagem dos furacões Gustav e Ike.



Mais que um ato de solidariedade, devemos mostrar gratidão a esse pequeno país que, mesmo sofrendo com um bloqueio criminoso dos Estados Unidos há décadas, sempre fez questão de ajudar aos povos de todo o mundo.

Segue abaixo o pedido de ajuda do povo cubano à comunidade internacional:



DECLARAÇÃO DO COMITÊ INTERNACIONAL PELA LIBERDADE DOS CINCO



A todos os comitês e amigos dos Cinco
Aos amigos da Revolução Cubana
Às pessoas nobres e honestas do mundo

Como é de conhecimento público, a passagem implacável dos furacões Gustav e Ike, com apenas 9 dias de diferença um do outro, assolou a ilha de Cuba de Oriente a Ocidente, provocando milhões de perdas na agricultura, moradia e infraestrutura do país.



Graças à existência da Revolução Cubana e sua Defesa Civil, apenas lamentamos a perda de 7 vidas humanas. Vários milhões de cubanos tiveram que ser evacuados e milhares perderam total ou parcialmente suas moradias.



Apesar do duríssimo golpe, ninguém ficará abandonado nem acontecerá com eles o que acontece até hoje com as vítimas em outros países.



Alertamos a opinião pública internacional sobre a campanha midiática da suposta ajuda humanitária da administração Bush para Cuba. O que ele prega, para a vergonha da humanidade, é a pretensão, mesmo em meio à uma colossal desgraça, de apoderar-se de Cuba.



Caso se tratasse de um mínimo gesto “humanitário”, a primeira coisa que o governo dos EUA deveria fazer é levantar incondicionalmente o bloqueio genocida contra Cuba. Nem sequer quis fazê-lo por seis meses, para que Cuba possa adquirir os insumos necessários para a construção de suas moradias, nas condições normais que qualquer outro país da terra faz, assim como solicitou dignamente o governo cubano em suas três notas verbais.



A política genocida contra Cuba não teve freio mesmo diante dessas dolorosas circunstâncias para a nação cubana. Desde a indigna oferta de 100 mil dólares, condicionados a uma supervisão “in situ”, seguida pelo anúncio de vendas por 250 milhões, realizado pelo Secretário de Comércio. Outra maquiavélica manobra que pretende mostrar ao mundo uma mão estendida que ainda é a mesma que pretende assassinar Cuba.



A cifra é inferior ao que Cuba adquiriu no decorrer do ano e não modifica um milímetro as condições comerciais nem sequer nessas graves circunstâncias: o pagamento deverá ser contado, não haverá linha de crédito, os barcos que transportarem as mercadorias não poderão atracar em um porto dos EUA durante 6 meses e todas as enormes restrições que impõe o criminoso bloqueio contra Cuba.



Os danos superam os 5 bilhões de dólares, especialmente nas moradias, agricultura, eletricidade, comunicações e a infra-estrutura econômica.



Se hoje existem governos progressistas na América Latina e o Caribe é por conta, entre outros fatores, da heróica resistência do povo cubano durante todos estes anos, apesar de ser um pequeno país bloqueado e castigado, jamais deixou de estender sua mão solidária aos nossos povos.



Hoje é Cuba quem necessita da urgente solidariedade de cada um de nós.



Chamamos a todos para exigir o levantamento incondicional do bloqueio genocida contra Cuba tal como vem exigindo a comunidade internacional em absoluta maioria.



Exigimos que os EUA respeitem o clamor de nossa nações levantando o bloqueio contra Cuba.



Façamos nosso o Chamamento dos Intelectuais cubanos e convidamos nossos amigos a referendá-lo e reproduzi-lo.



Denunciamos o governo dos Estados Unidos da América, suas agências de inteligência e a máfia terrorista de Miami que pretende tirar proveito dessa situação com sua campanha de mentiras à opinião pública.



Chamamos a todos os amigos de Cuba no mundo a trabalhar solidariamente para reconstruir o que a força da natureza destruiu.



Cuba necessita, com imperiosa necessidade: Alimentos não-perecíveis, Materiais de reparação elétrica, Materiais de Construção



Apenas alguns dados para ilustrar os danos:

Evacuados: 3 milhões e duzentas mil pessoas
Moradias afetadas: cerca de 500 mil danificadas seriamente, 62 mil destruídas totalmente
Torres elétricas destruídas: 137. Postes de luz derrubados: 4500
Perdas na agricultura de dezenas de milhares de hectares
Perda de meio milhão de aves
Perdas numerosas na cana de açúcar, no tabaco, café, banana, cítricos e arroz
Grandes perdas na criação de suínos
Milhares de km de rodovias e estradas danificadas.
Sete portos fechados.
Numerosos danos em instituições educacionais, universidades, creches, instituições culturais e sanitárias.

Diante desse devastador panorama levanta-se firme como as palmeiras o valor da dignidade do povo cubano que, apesar do bloqueio e os furacões, não perde o sorriso e segue construindo esse mundo possível e solidário que tanto a nossa humanidade necessita.



Para tornar efetiva a ajuda solidária podem dirigir-se às Embaixadas de Cuba em cada país e ao Ministério de Investimentos Estrangeiros e a Colaboração Econômica (Minvec).

Doações financeiras para ajudar na restauração dos danos:
Banco Financiero Internacional S.A
Oficina Central: Línea #1, Vedado, Municipio Plaza, (Apartado 4068), La Habana, Cuba
Conta Nº 033473, "Huracanes, restauración de daños".

Cuba, mais uma vez, Vencerá!!!

“A solidariedade é a ternura dos povos”
Che