"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 19 de outubro de 2008

O Plano Colômbia vai acabar?


O embaixador dos Estados Unidos na Colômbia, William Brownfield, disse no dia 17 de outubro (sexta-feira) que inevitavelmente o governo de seu país reduzirá a ajuda econômica à Colômbia e a assistência especialmente do Plano Colômbia, pelo programa de resgate que o Congresso dos EUA aprovou para o sistema financeiro.

Anncol/Caracol/Efe e agências

O embaixador Brownfield se comprometeu a gestionar, perante o Congresso de seu país, que a redução seja gradual e não abrupta e preveu que a assistência militar diminuirá, mas aumentará para projetos sociais e humanitários.

Outros despachos jornalísticos informam que o governo do Presidente Bush busca uma manobra desesperada para favorecer o seu amigo, o candidato McCain e pretende convencer o mundo democrático, anunciando uma retirada também “gradual” do Iraque prorrogável até o ano de 2011. O que foi repudiado totalmente pelo povo iraquiano, que exige a retirada imediata e incondicional de todas as tropas norte-americanas de seu solo.


O povo democrata colombiano deve permanecer em alerta até que o NOVO presidente dos EUA anuncie oficialmente o fim do Plano Colômbia. A considerar esse novo anúncio “gradual” do embaixador Brownfield, como mais uma manobra destinada a favorecer a reeleição de Uribe Vélez, amigo íntimo seu e do candidato republicano John McCain.