"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Venezuela tem dado lições de grande magnitude na transição ao socialismo

por Agencia Bolivariana de Noticias (ABN)

No processo de transição ao socialismo, a Venezuela desenvolveu alguns elementos que não haviam sido realizados no campo, com o qual deu lições de grande magnitude nessa área.

Assim argumentou nesta quinta-feira o professor de Economia e Filosofia da Universidade Estatal de Moscú, Alexander Buzgalin, durante sua participação no VIII Encontro Mundial de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade e Assembléia Geral do Fórum Mundial de Alternativas, que aconteceu no hotel Alba, em Caracas.

“Os que apoiamos o socialismo na Rússia consideramos que o processo venezuelano é de grande importância, porque conseguiu vitórias para a democracia socialista e estamos dispostos a ajudar, através de nossas experiências na União Soviética”, assinalou Buzgalin.

O catedrático russo especificou que a Venezuela tem empreendido um processo de socialização do capital para garantir alguns aspectos fundamentais como a necessidade de vencer a pobreza, assim como a garantia de que os cidadãos possam desfrutar de educação e saúde de maneira gratuita.

“É necessário preparar e educar as pessoas, trabalhar pela igualdade social para eliminar as amplas diferenças que existem no sistema capitalista nesse sentido, nesse sentido a Venezuela tem avanços significativos”, indicou.

Ainda assim, Buzgalin considerou que outro aspecto necessário para a transição ao socialismo é a independência dos trabalhadores, para que não fiquem sob o domínio das corporações, situação própria do capitalismo.

“É importante criar uma atmosfera na qual os trabalhadores sejam verdadeiros líderes de seus locais de trabalho; e sabemos que na Venezuela a classe trabalhadora está sendo impulsionada para que exerça o protagonismo”, pontualizou Buzgalin.

Nesse sentido, acrescentou que, para que os trabalhadores possam ser os líderes de suas atmosferas de trabalho, deve-se impulsionar seus direitos, como a união deles em organizações trabalhistas para distribuir recursos e outros fatores.

Ao mesmo tempo, assinalou que no socialismo deve-se promover e executar políticas que contribuam para o desenvolvimento de programas de planejamento, através da qual se transforme a economia capitalista em socialista.

Ele valorizou o fato de que na Venezuela aplica-se a democracia participativa, das bases, porque é através da democracia que se pode chegar ao socialismo.
“Venezuela está bem encaminhada, tem uma democracia que vem das bases, assim como uma série de programas de desenvolvimento social, que são fundamentais para transitar para o socialismo”, ressaltou.

Reiterou mais uma vez que os que apóiam o socialismo na Rússia consideram o processo venezuelano de grande importância, pois conseguiu importantes vitórias para a democracia socialista.

“Os venezuelanos têm sido professores em matéria de socialismo, poprque desenvolveram questões que não haviam sido realizadas no campo, as quais constituem lições de grande magnitude”.

A notícia encontra-se em ABN.