"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Comunicado do Partido Comunista Paraguaio


COMUNICADO À OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL E INTERNACIONAL


No dia 1º do presente mês, produziu-se na localidade de Puerto Indio uma brutal expulsão de camponeses que reivindicam o direito à terra do latifundiário brasileiro Oscar Fader, que possui milhares de hectares no Departamento de Alto Paraná. Numa operação que teve indícios criminosos, foi morto o compatriota camponês Bienvenido Melgarejo, pai de 8 filhos. Os camponeses haviam denunciado que o mencionado latifundiário forma parte de um grupo de fazendeiros que utilizam agrotóxicos de forma sistemática, contaminando a zona e atentando contra a vida da população.


O Partido Comunista Paraguaio, fiel à defesa dos interesses populares, condena o ato e responsabiliza o Ministério do Interior, a cargo do Dr. Rafael Filizzola, que em declaração pública, ao invés sequer de mencionar a macabra violação dos direitos humanos contra os lutadores camponeses, exaltou a defesa irrestrita da propriedade privada.


O pronunciamento de nosso partido realiza-se diante da situação apresentada, responsabilizando, portanto, diretamente a Promotoria e o Poder Judiciário, atrás dos quais estão os setores latifundiários, pecuaristas e exportadores de soja, estes últimos pertencentes ao setor mais espoliador da nossa sociedade, que através do uso indiscriminado de agrotóxicos, atenta diariamente contra as vidas de camponeses e pela degradação e envenenamento do nosso solo, além do Ministério do Interior, subserviente a esses setores.


Esta política que privilegia os sojeiros e pecuaristas contradiz flagrantemente as expectativas criadas pelo governo atual, que prometeu situar-se pelos mais pobres.


Acreditamos que este tipo de medidas impopulares e criminosas alinham-se ao conjunto conservador e reacionário de poderes privilegiados que conspiram contra as intenções progressistas do atual governo de Lugo. Além do mais, afirmamos que se o Estado não renovar o Poder Judiciário e a Promotoria, órgão que ordena este tipo de deploráveis desalojamentos, criminalizando as lutas sociais, não se poderá esperar nenhuma transfomação no nosso país.


Denunciamos, além disso, a perseguição da qual está sendo alvo o dirigente camponês do nosso partido José Tomás Benítez, que se soma às vítimas do acontecimento em questão.


Finalmente fazemos um chamado pela unidade de todos os setores populares do nosso país para concretizar numa ação conjunta, uma luta coordenada que aponte uma política real de transformação para uma sociedade que supere a miséria do nosso povo, transformação pela qual votou a maioria de nossa sociedade para levar Lugo ao atual governo.


Basta já de repressão!


JULGAMENTO E CASTIGO AOS RESPONSÁVEIS E EXECUTORES DA CRIMINALIZAÇÃO DAS LUTAS SOCIAIS!


UNAMOS AS FORÇAS MAJORITÁRIAS DO NOSSO POVO A FAVOR DAS TRANSFORMAÇÕES DEMOCRÁTICAS, PATRIÓTICAS E LIBERTADORAS, CONTRA A REPRESSÃO E CONTRA A CONSPIRAÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA QUE ATUA DENTRO E FORA DO GOVERNO LUGO!

Partido Comunista Paraguaio


Assunção, Outubro de 2008