"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 7 de julho de 2007

Assassinado o sindicalista Julio César Gómez Cano

Outro sindicalista é assassinado pela administração de Álvaro Uribe Vélez. JULIO GÓMEZ CANO era ativista sindical do magistério, líder comunitário e integrante do Comitê Executivo do Pólo Democrático Alternativo de Medellín. Durante 2007 foram assassinados 12 líderes sindicais em continuidade aos assassinatos seletivos levados a cabo pelo Terrorismo de Estado.


A marionete executa os planos gringos.


[Por ADIDA]


JULIO CESAR GÓMEZ CANO era ativista sindical do magistério, líder comunitário e integrante do Comitê executivo do Pólo Democrático Alternativo de Medellín.


A Junta Diretiva de “ADIDA” e sua Comissão de Direitos Humanos, rechaçam, condenam e lamentam o vil assassinato do companheiro JULIO CESAR GÓMEZ CANO, fato ocorrido no sábado, 23 de junho de 2007, em torno das 19 horas num restaurante próximo ao local de sua residência nesta cidade. O educador era um conhecido ativista sindical que nas eleições passadas da Junta Diretiva de ADIDA havia ocupado o segundo lugar na lista que era encabeçada pelo companheiro OVER DORADO CARDONA, atual Fiscal de nossa Associação, além de um destacado líder popular que gozava de grande apreço dentro do setor da comunidade onde atuava como docente. Era membro do Comitê Executivo do Pólo Democrático Alternativo de Medellín.


O docente tinha 48 anos de idade e trabalhava na Instituição Educativa “Fé e Alegria Granizal” de Santo Domingo deste município; tinha 20 anos de trabalho docente. Deixa duas filhas de 13 e 22 anos de idade.


Este é um evidente assassinato político, devido ao destacado trabalho exercido pelo companheiro a favor da construção de um projeto alternativo e de claro benefício para os setores populares.


Exigimos, mais uma vez, ao Estado e seus organismos de investigação uma rápida ação que conduza ao esclarecimento deste crime e o responsabilizamos de ameaças, deslocamentos e assassinatos dos quais vêm sendo objeto os opositores ao regime.


Fica demonstrado, novamente, que a política de segurança democrática é um sucesso apenas para os setores da burguesia e a oligarquia, porém, para o povo em geral e seus lutadores populares é um rotundo fracasso.


Solicitamos aos organismos defensores dos Direitos Humanos nacionais e internacionais, que exijam do Estado colombiano sua oportuna e eficaz intervenção para que cesse a onda de deslocamentos, desaparecimentos e assassinatos de que vem sendo objeto a população colombiana e seus lutadores populares.


Aos seus familiares, companheiros e amigos, expressamos nossa mais sentida voz de condolências.


Medellín, 25 de junho de 2007.


JUNTA DIRETIVA
COMISSAO DE DIREITOS HUMANOS ADIDA



Enlace original