"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 16 de julho de 2007

A perversidade de Uribe

Outro calvário se inicia. As FARC tentam atenuar as operações militares na área onde ocorreram os acontecimentos. Nada garante que cumprirá –por questões humanitárias- o pedido das FARC a curto prazo. Ao menos sobre esse assunto não se manifestou. Se não eram importantes pra ele quando estavam vivos agora mortos são menos ainda e acredita falsamente que com o passar do tempo se apagará tudo que aconteceu.

Uribe Vélez!


[ANNCOL]


Vai matar a todos. Aos que têm muitos anos, aos recentes e aos que ainda virão. Em 2003 levou à tumba duas importantes figuras da vida nacional, Guillermo Gaviria e Gilberto Echeverri. O primeiro governador de Antioquia e o segundo ex-ministro de Defesa. Mais oito militares que estavam em poder de um bloco das FARC no norte da Colômbia.


As coisas vão mal. Agrege à sua conta a morte de 20 colombianos vítimas dos casos segundo as FARC produto do fogo cruzado. O cinismo e a perversidade de Uribe não tem limites. Agora lança fumaças em suas acostumadas especulações comuns, de que as FARC “iria liberar” Clara e o ‘menininho’. Que as FARC haviam chamados os familiares dos deputados mortos “ameaçá-los”, fábula desmentida rapidamente, com razão, por Fabíola Perdomo.


Esta operação militar encoberta fracassou. Por isso Uribe e seu MINDEFESA (Nota tradução: Ministério da Defesa Nacional) negam saber da operação. Devem saber que têm à frente um exército irregular que aprendeu a arte da guerra e na guerra não se divulgam coordenadas nem outros dados ao inimigo. Por isso o desespero de Uribe.


Outro calvário se inicia. As FARC tentam atenuar as operações militares na área onde ocorreram os acontecimentos. Nada garante que cumprirá –por questões humanitárias- o pedido das FARC a curto prazo. Ao menos sobre esse assunto não se manifestou. Se não eram importantes pra ele quando estavam vivos agora mortos são menos ainda e acredita falsamente que com o passar do tempo se apagará tudo que aconteceu. Com segurança não fará nada e não passará dos discursos histéricos e desesperados ordenando mais ‘resgates militares’.


Não devemos esquecer o importante nesse deplorável fracasso. O atual governo nunca esteve interessado no Intercâmbio, ou Troca. Suas propostas não têm sido nada sérias. Sempre mentiram aos colombianos e agora à comunidade internacional. Nada esperamos, nem devemos esperar, nesse sentido porque estamos na presença de uma pessoa perversa e os perversos não têm sentimentos.


Só a mobilização popular obrigará ao governo facilitar a devolução dos mortos aos parentes e o despejo de Florida e Pradera para a concretização do Intercâmbio de prisioneiros de guerra visando evitar a morte dos detidos que ainda estão em poder das Farc.


Enlace original