"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 16 de julho de 2007

O libreto de Pinchao um bluff

O ex-esposo de Ingrid reagiu às declarações de Pinchao à imprensa de que a Sra. Betancourt estava ensinando a ele e a outros prisioneiros a falar francês. O ex-esposo de Ingrid declarou que ela não pode falar francês mesmo que ela tenha dupla nacionalidade colombiana e francesa. Isto somente demonstra o mal que acontece quando não se verificam todos os fatos. Este é o terceiro comentário do advogado Paulo Wolf sobre o caso que se segue a Ricardo Palmera Pineda (Simon Trinidad, na Corte Federal de Washigton DC, Estados Unidos.


[Paul Wolf]


Os dois mistérios que ficam neste segundo julgamento contra Simon Trinidad são (!) Quando será que vai testemunhar Jhon Frank Pinchao e (2) que é que vai dizer em seu testemunho. Um mistério relacionado é se há ou não um acordo secreto posto em marcha para reverter a condenação de Sonia e incluí-la, dessa maneira, em um intercâmbio d prisioneiros, assim é como se encontra esse assunto por ora. Há muito poucas notícias e muita especulação a respeito.


Pinchao é o polícia colombiano que recentemente escapou das FARC, depois de estar no cativeiro por mais de 8 anos. Pinchao assegura haver estado detido junto com Ingrid Betancourt por mais de 2 anos, e também disse que esteve com os três contratistas estadunidenses. Rumoreja-se que Pinchao testemunhará que Simón Trinidad visitava os três estadunidenses com freqüência, desde o tempo em que foram feitos prisioneiros até quando o mesmo Trinidad foi preso. Igualmente Pinchao testemunharia sobre as lamentáveis condições nas quais as FARC os teriam detido.


O esposo de Ingrid Betancourt está descrente de tudo isto, ao ponto de que ele já não crê que ela esteja com vida. E uma recente conferência de imprensa junto com Melanie, a filha de Ingrid se viu triste pela primeira vez. Melanie tem uma surpreendente semelhança com a MonaLisa. Recentemente havia pedido mais provas sobre sua sobrevivência às FARC. A qual foi denegada. Pois, de acordo com as FARC, outro vídio poderia revelar sua localização.


O ex-esposo de Ingrid reagiu às declarações de Pinchao à imprensa de que a Sra. Betancourt estava ensinando a ela e a outros prisioneiros a falar francês. O ex-esposo de Ingrid declarou que ela não pode falar francês, mesmo que ela tenha dupla nacionalidade, colombiana e francesa. Isto somente demonstra o mal que acontece quando não se verificam todos os fatos


Os rumores sobre o testemunho de Pinchao estão na mesma categoria, pelo que me concerne. Isto não se pode comprovar, no melhor dos casos. Muitos deles foram colecionados de uma reportagem da revista CAMBIO. Repleto de erros, incluindo um dramático informe de que o vídeo de Botero mostra Simón Trinidad junto aos três estadunidenses. Por mais danoso que fosse este vídeo para o caso de Trinidad, este não se encontrava em suas imagens, E já temos escutado que estes tipos de rumores são fabricados e não é por erro.


O artigo também caracteriza, de maneira falsa, que o vídeo de Botero mostra as condições “sub-humanas” nas quais as FARC mantinham seus prisioneiros. Seja como seja que as FARC tratem seus prisioneiros. Botero não tinha gravado no vídeo, pelo menos no vídeo que mostrou dessa vez. O vídeo foi gravado dentro de uma espécie de pequena palhoça, onde foram entrevistados os prisioneiros. Obviamente não viviam ali. Nem sequer estavam confinados ali. Os estadunidenses em poder das FARC estavam sentados em uma mesa e estavam esperançosos que logo seriam libertados. Um deles estava lendo “El abogado de la Calle” de John Grisham, um livro de corte idealista que pouco tem a ver com a profissão legal atual. Os estadunidenses de fato destacaram o bom tratamento recebido das FARC.


A referência casual da revista Cambio sobre os “campos de concentração” das FARC me faz pensar que i Pinchao introduzirá esta frase no julgamento. Façamos a predição de que Pinchao contribuiria ao caso com o uso do termo qualificativo de “campos de concentração”. Também, teria que colocar Trinidad na região do Caguán sem contradizer os depoimentos dados pelos outros testemunhas a respeito de onde estava a localização de Trinidad e quando esteve nesses lugares. Não será tarefa fácil.


O artigo de Cambio também publicou, de uma fonte anônima, de que espera que o depoimento de Pinchao resulte em uma condenação mais longa para Sonia, outra guerrilheira das FARC condenada em um caso diferente. Enquanto isso, outros estão esperançosos de que se logre um acordo em segredo posto em marcha por Rodrigo Granda, renomeado como “Chanceler” das FARC por todos, menos pelas FARC. Há excessos de conjecturas. Se o juiz Robertson ainda segue indeciso sobre buscar o rumo de um intercâmbio de prisioneiros, ou se mova sua punição pelos relatos de “campos de concentração” das FARC, então vou necessitar outro exemplar do “El abogdo de la Calle” para restaurar minha confiança no mundo.


Alguém da revista Cambio está tratando de converter este caso em um relato digno de Blockbuster. Desafortunadamente, todas as partes boas não são verdadeiras. De toda maneira, estou esperando escutar o Sr. Pinchao, e espero, em nome de todos aqueles que tentamos seguir este caso, que obtenhamos o vazamento a tempo para lhe seguir.


Enlace original