"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 14 de julho de 2007

Marchar a favor de Uribe Vélez é apoiar a impunidade

Pronunciamento feito do Canadá. Denunciamos a propaganda mal-intencionada dos consulados Colombianos em Toronto e Montreal, que incita aos Colombianos imigrantes e de outras nacionalidades que organizem concentrações e manifestos a favor do governo durante as marchas do dia 5 de Julho, em absoluta contramão ao clamor mundial, que exige diálogo e solução política, como alternativa real para conseguirmos a paz.


Procura-se!


[Toronto/Montreal]


A organização Colombo – Canadense de direitos humanos, Action for Peace and Justice in Colômbia – APJC, reunida em Toronto, quarta-feira, 3 de julho de 2007, declara:


Nossa solidariedade com o povo colombiano, em particular com suas organizações populares, cívicas, sindicais, camponesas, indígenas e afro-colombianas, com os três milhões de desabrigados pela violência, os desempregados e os sem-teto, em seu justo anseio por alcançar a paz e democracia com justiça social na Colômbia.


Nossa voz de consolo às famílias das milhares de vítimas da violência, expulsos de suas regiões e propriedades, que clamam por justiça, verdade e reparação por seus seres queridos assassinados e/ou desaparecidos. Entre eles, mais de quatro mil membros da pacífica organização política de esquerda União Patriótica.


Desde o Canadá oferecemos nosso humilde esforço, a favor do clamor nacional e internacional pelo acordo humanitário. Encorajamos os familiares de quem estão privados da liberdade por razões políticas em cárceres do governo, em cárceres dos EUA, e em áreas rurais sob controle da insurgência, para que continuem com sua valorosa tarefa por uma solução civilizada para essa dolorosa situação.


Incitamos as partes em conflito, a que superem com criatividade e grandeza os obstáculos políticos que impedem a realização do acordo humanitário. Igualmente, esclarecer a tragédia que suscitou o combate, no qual perderam a vida 11 Deputados do Valle del Cauca, e garantir o procedimento de acordo com as normas internacionais, para o retorno dos restos mortais aos seus familiares.


Denunciamos a propaganda mal-intencionada dos consulados Colombianos em Toronto e Montreal, que incita aos Colombianos imigrantes e de outras nacionalidades que organizem concentrações e manifestos a favor do governo durante as marchas do dia 5 de Julho, em absoluta contramão ao clamor mundial, que exige diálogo e solução política, como alternativa real para conseguirmos a paz.


Nos concentraremos, como há de acontecer na Colômbia, a favor da solução civilizada do conflito civil não reconhecido.


É profundamente errado tentar capitalizar as manifestações em favor do governo e do Estado, quando são parte responsável da tragédia nacional. Sabemos que se trata de uma estratégia traçada por poderosos grêmios e meios de informação à serviço dos inimigos da paz, que buscam cobrir com cortinas de fumaça a escandalosa realidade da parapolítica. Marchar a favor de Uribe Vélez, é apoiar a impunidade, a classe militar e política visivelmente corrompida e violenta, e o acirramento da guerra.


  • Robert Alvarino – Delegado Montreal
  • Luis Alberto Matta – Delegado Toronto
  • Susan Robinson – Delegada Ottawa
  • Paul Klassen – Coordenador

Enlace original