"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 20 de julho de 2007

A Farc investiga qual força militar executou o operativo.

Informa o Comando Conjunto do Ocidente em mensagem enviada à redação da ANNCOL. Reconhecem que falharam na custódia dos prisioneiros deputados. "A demora atual só responde à busca de uma organização intermediária, que garantisse objetividade nos trâmites e pesquisas que sejam feitos, acrescentam.


Em perigo os outros reféns!


A seguir mensagem na íntegra:

***


[Farc/Sobre os deputados falecidos]

  1. Estamos decididos a entregar com rapidez, os despojos mortais dos deputados a seus familiares. A demora atual apenas responde à busca de uma organização intermediária, que garantisse objetividade nos trâmites e pesquisas que sejam feitos.
  2. Nenhuma entidade estatal colombiana pode atuar como intermediária já que todas elas têm a peremptória ordem acusatória dada pela presidência.
  3. A organização intermediária deverá tomar atenta nota da área, do lugar, dos corpos e da situação militar reinante em meados do mês de junho quando os paramilitares e unidades da Força Pública desenvolveram ações conjuntas de grande dimensão, algumas delas conhecidas publicamente e outras silenciadas para ocultar esta relação.
  4. Falhamos na missão de custodiar os prisioneiros e levá-los à troca, por mais de 5 anos de recusa do Governo porém continuaremos investigando qual força levou a cabo o ataque ao acampamento até esclarecer esta tragédia que apenas serviu para levar luto aos lares dos deputados e estender outra cortina de fumaça sobre os verdadeiros alcances da para-política no Estado colombiano.


Comando Conjunto do Ocidente FARC-EP
Montanhas da Colômbia, 5 de julho de 2007


Enlace original