"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 19 de julho de 2007

Declaração de Bruxelas

Iniciativa firmada por diferentes setores sociais e políticos da Colômbia, que se encontravam nesse trágico 28 de junho na Europa convidados por uma ONG britânica “Fomos testemunhas da consternação da comunidade internacional, e de como consideram incompreensível que em nosso país, visto de fora, a morte parece primar sobre a vida. Daí a necessidade de buscar um diálogo para o intercâmbio humanitário”.

Uribe Vélez sabia da operação de resgate!


[ANNCOL]


Publicamos a declaração completa:


Convidados pela ONG Britânica “JUSTIÇA PARA A COLOMBIA” e pelo maior sindicato da Europa UNITE, uma delegação integrada pelos representantes da Igreja Católica, familiares dos seqüestrados, os partidos políticos Liberal e Pólo Democrático Alternativo, e a Central Unitária de Trabalhadores nos encontramos na Europa para procurar um apoio ao Intercâmbio Humanitário por parte da União Européia e dos países individualmente considerados.


O apoio que buscamos centrou-se em:


  • Rechaçar as operações militares para o resgate dos seqüestrados,
  • Estimular que governo e guerrilha decidam-se a tornar realidade o Intercâmbio Humanitário, e
  • Chamar a atenção sobre a necessidade de encontrar caminhos de entendimento para superar o conflito armado mediante a negociação


Entre outros, nos reunimos com o Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido, LORD TRIESMAN; com membros do Parlamento Britânico; e com o Conselho e a Comissão da União Européia e o Parlamento Europeu.


Tomamos conhecimento da trágica notícia, antes de ter sido confirmada oficialmente, da morte violenta de onze deputados de Valle del Cauca que estavam em cativeiro, e por cujas vidas precisamente estávamos também implorando. Triste notícia que reivindica a importância de nossa missão, à qual daremos continuidade até o final, segundo a programação prevista.


“Fomos testemunhas da consternação da comunidade internacional, e de como consideram incompreensível que em nosso país, visto de fora, a morte parece primar sobre a vida. Daí a necessidade de buscar um diálogo para o intercâmbio humanitário”.


A delegação estende suas condolências aos familiares dos deputados. Especialmente a Ângela Giraldo, irmã do falecido deputado Francisco Giraldo. Ela se encontrava conosco nesta nobre tarefa.


Hoje, mais do que nunca, consideramos que as comunidades nacional e internacional devem tomar consciência da inutilidade da guerra que nos dessangra e promover e dar incentivo à importância da solução política que aflige nosso país.


Assinado em Bruxelas, 28 de junho de 2007


WILSON BORJA DIAZ
Representante da Câmara – Pólo Democrático Alternativo


Monsenhor LUIS AUGUSTO CASTRO
Arcebispo de Tunja


CARLOS LOZANO GUILLEN
Diretor do Semanário Voz e Facilitador do Processo de Paz


TARSICIO MORA GODOY
Fiscal da Central Unitaria de Trabalhadores CUT


YOLANDA PULECIO DE BETANCOURT
Mãe de Ingrid Betancourt


JOSE NOE RIOS
Secretário Geral do Partido Liberal Colombiano e ex-Alto Comissário pela paz


DOMINGO TOVAR ARRIETA
Diretor do Departamento de direitos humanos da Central Unitária de Trabalhadores CUT


Enlace original