"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 7 de julho de 2007

Intercâmbio já... ou renúncia!

A terrível e infausta notícia da morte de 11 deputados do Valle del Cauca em fogo cruzado de uma “operação de resgate” põe em evidência a política de Álvaro Uribe Vélez de “guerra, mais guerra”. Uribe viola a constituição e não garante o direito à vida. Primeiro estão seus interesses pessoais. O futuro da Colômbia não pode ser a guerra civil, escreve Domínico Nadal.


Uribe nunca escutou o clamor do povo!


[Por Domínico Nadal, ANNCOL]


A terrível e infausta notícia de morte de 11 dos 12 deputados mortos pelo fogo cruzado em operativo de “resgate”, ademais de ser uma tragédia nacional, obriga a refletir sobre o futuro do país.


A política do presidente Álvaro Uribe Vélez de guerra, mais guerra, e sua intransigência sobre o Intercâmbio Humanitário são prova da enorme perversidade do presidente e sua equipe de governo. São mostra dolorosa que a guerra não pode ser o futuro da pátria.


Desde o início de sua administração Álvaro Uribe Vélez jogou – e joga – com a vida dos prisioneiros em poder das FARC. A negativa à desmilitarização dos municípios de Pradera e Florida não pode considerar-se uma questão de princípios nem de “honra militar”.


A primeira obrigação de Álvaro Uribe Vélez como presidente é preservar a vida dos colombianos. E suas ordens de “resgate militar” vão na contramão desta obrigação constitucional. Nada, absolutamente nada, está por cima do direito à vida. Nem a “honra militar” nem as “conveniências” de governo. E Álvaro Uribe Vélez tem jogado perversamente com a vida dos prisioneiros como uma carta para seu triunfo político.


Para recordar


Uribe Vélez viola a constituição.
“trocar o diálogo e a diplomacia por mais tanques, mais balas e por mais violência e destruição é um absurdo político”


Definitivamente, Álvaro Uribe Vélez não está cumprindo a Constituição colombiana e antepõe ao cumprimento desta seus interesses mesquinhos, pessoais. Por tal razão, deve responder ao povo da Colômbia pela morte dos deputados do Valle del Cauca. Porque o povo, de múltiplas maneiras, tem manifestado seu desejo para que se promova o Intercâmbio Humanitário e tais manifestações têm caído nos ouvidos surdos e perversos do presidente da República. Tampouco escutou, nem a comunidade internacional, a advertência das FARC que alertava sobre o perigo que corriam as vidas dos prisioneiros nos operativos de “resgate” militares. Muito menos a proposta das FARC de uma lei de Troca permanente que alivie os sofrimentos dos prisioneiros e suas famílias.


Álvaro Uribe Vélez joga com a vida dos soldados e policiais colombianos quando os envia – “como carne de canhão” – a lutar por mesquinhos interesses. E depois, quando são mortos, o são por “descumprimento” dos mecanismos de segurança, por indisciplina, por negligência etc. E nem sequer recebem honras militares em seus enterros. É necessário que, obrigados pela fome e miséria, uns colombianos se “vendam” para prestar serviço militar na Espanha – que joga também com a vida dos “descartáveis” migrantes – para receber a residência nesse país e o único que logram é a morte e regressar em ataúdes de pinho para receber “honras” em seu enterro.


Agora o veremos nos enterros dos deputados proferindo “inflamados” e “doloridos” discursos pela morte deles. Agora o veremos desgarrando-se das vestimentas e dando altissonantes ordens de “resgate militar”! Agora o veremos, perversamente, dizendo que as FARC são as culpadas, quando foi ele quem condenou à morte os prisioneiros!


A narco-para-política uribista.


Álvaro Uribe Vélez tem mostrado, desde o início de sua administração, que o prioritário, que o fundamental para ele é a legalização dos bandos narco-paramilitares. Esse é seu objetivo máximo, único, e a ele tem dedicado seus esforços.


Álvaro Uribe Vélez tem promovido leis para favorecer a seus sócios, os capos narco-paramilitares. Por outro lado, não tem promovido nenhuma para ter faculdades legais para promover o Intercâmbio Humanitário ou Troca de Prisioneiros. Nenhuma! Tampouco tem proposto uma Lei de Troca permanente que alivie as dores da guerra.


E mais, fazendo uso de sua posição como comandante supremo das forças militares tem “ordenado” o resgate militar dos prisioneiros em poder das FARC. “Resgate” que, tanto ele como os militares e seus assessores, sabem que em 99% dos casos está condenado ao fracasso, toda vez que produz a morte dos prisioneiros.


A história colombiana se vai infestando de casos de mortos nos “resgates militares” que promovem os membros da Força Pública. Recordemos, nada mais, que a morte de Diana Turbay, morta por balaços disparados pela Polícia que pretendia “resgatá-la”. Recordemos, nada mais, a morte de Gilberto Echeverri e o governador Alzate de Antioquia, assassinados pelo exército quando iam ser entregues a uma comissão da Cruz Vermelha Internacional por razões de saúde.


Porque há que dizê-lo, os militares colombianos não vão pelo “resgate”, vão para arrancar das mãos da insurgência “uma carta” em seu poder. Eles não vão para “salvar” os prisioneiros, mas sim para “acabar com tudo o que se mova” no terreno de sua ação. E isso é assim porque as forças militares atuam como um “exército invasor” no próprio solo pátrio.


Para recordar


Intercâmbio já ou renúncia!
Intercâmbio já ou renúncia!
Intercâmbio já ou renúncia!
Intercâmbio já ou renúncia!
Intercâmbio já ou renúncia!


A preferência aos narco-paramilitares.


Álvaro Uribe Vélez tem mostrado, desde o início de sua administração, que o prioritário, que o fundamental para ele é a legalização dos bandos narco-paramilitares. Esse é seu objetivo máximo, único, e a ele tem dedicado seus esforços.


Esforços que contribuem para impunidade por suas íntimas relações com os bandos narco-paramilitares, e as de seu irmão Santiago. Para Álvaro Uribe Vélez o prioritário é salvar-se a ele, sua família, através da impunidade de seus “sócios” narco-paramilitares.


Para isso não poupa esforços!


Álvaro Uribe Vélez tocou fundo


Definitivamente, Álvaro Uribe Vélez tocou fundo com suas políticas. Aos escândalos de corrupção, de narco-para-política uribista, de “falsos positivos” das forças militares, de “fogo amigo”, de violações persistentes e consuetudinárias dos direitos humanos, se agrega a morte dos deputados do Valle del Cauca.


Álvaro Uribe Vélez – como presidente da Colômbia – tinha e tem a obrigação constitucional de velar pela vida de todos e cada um dos colombianos. E esta obrigação não a tem cumprido. 11.282 colombianos vítimas de assassinatos fora de combate são uma dolorosíssima mostra. 10.789 caídos em combate frente à insurgência em seus primeiros quatro anos de administração são outra dolorosa prova.


Em honra aos deputados do Valle del Cauca falecidos, os colombianos devemos exigir o Intercâmbio Humanitário ou Troca de Prisioneiros de guerra JÁ!


Álvaro Uribe Vélez deve responder pela morte dos 11 deputados!


Álvaro Uribe Vélez deve responder pelo assassinato “fora de combate” de 11.282 colombianos!


Álvaro Uribe Vélez deve responder pela morte em combate de 10.789 soldados e policiais enviados por ele à morte!


Em honra aos deputados do Valle del Cauca falecidos, os colombianos devemos exigir o Intercâmbio Humanitário ou Troca de Prisioneiros de guerra JÁ!


Em honra das vítimas da guerra se deve propor uma LEI DE TROCA DE PRISIONEIROS DE GUERRA enquanto se logra a PAZ na Colômbia!


Álvaro Uribe Vélez ordena a desmilitarização de Pradera e Florida JÁ... ou RENUNCIA!


Álvaro Uribe Vélez realiza o Intercâmbio Humanitário JÁ... ou RENUNCIA!!!


“Porque o futuro da Colômbia não pode ser a guerra civil!”



Enlace original