"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 1 de julho de 2007

CARTA DO COMANDANTE RAÚL REYES

Comandante Raúl Reyes


Doutor Álvaro Leyva Durán
Doutora Fabiola Perdomo

Na presente permito-me certificar ante vocês a veracidade da informação contida no Comunicado [clique aqui para ler o Comunicado] assinado pelo Comando Conjunto do Ocidente, com data do passado 23 do corrente, dando conta da trágica morte dos onze Deputados da Assembléia do Valle.

Somamo-nos às vozes de condolência para os familiares e amigos dos Deputados pela infausta perda de seus seres queridos. Faremos os esforços pertinentes para coordenar com o Comando Conjunto a entrega dos despojos mortais a seus familiares, cuja realização dependerá da diminuição da confrontação militar na área onde se apresentaram os fatos, que por enquanto, por estritas razões de segurança abstemo-nos de mencionar.

Os povos e governos do mundo escutam perplexos os permanentes berros do Presidente Álvaro Uribe instando com veemência seus generais ao imediato resgate militar dos prisioneiros, sem nenhuma consideração pela vida das pessoas retidas, sem atender as súplicas pelo Intercambio Humanitário dos familiares, do mesmo Doutor Álvaro Leyva, dos três países facilitadores, da Igreja, entre outros muitos interessados em concretizar com as FARC os Acordos.

Uribe prefere se obstinar nas aventuras de sua eterna guerra ao invés de pensar em salvar vidas.

Pese ao sucedido, nós com independência da soberba de Uribe, insistiremos com vocês na exigência do despejo dos municípios como pré-requisito indispensável para dar inicio ao encontro dos porta-vozes das duas partes no propósito de evitar novas fatalidades originadas na política dos resgates a sangue e fogo ordenados pelo Presidente.

Atenciosamente,

Raúl Reyes.
Montanhas da Colômbia, 28 de junho 2007