"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Advogada revela que autores de disparos já foram identificados: são 25 pessoas

La Paz, 05 dez (ABI). - A advogada Mary Carrasco revelou hoje que os autores dos disparos que acabaram com as vidas de camponeses na emboscada de Porvenir, Pando, foram totalmente identificados. São 25 pessoas, que deverão prestar contas à justiça.

"Foram identificados os que dispararam em Pando", assegurou a defensora das vítimas do massacre do 11 de setembro, numa entrevista à Radio Fides.

"Temos identificados os nomes, sobrenomes e apelidos dos que dispararam. Tenho até uma lista, mas não a trouxe. Os que dispararam são 25 pessoas e os mortos foram 18, número ainda provisório", acrescentou a jurista.

Em 11 de setembro uma coluna de camponeses que se dirigia a uma reunião departamental em Cobija, capital de Pando, foi emboscada por jagunços presumivelmente vinculados ao ex-governador departamental Leopoldo Fernández. Pelo menos 20 pessoas foram assassinadas a sangue-frio.

Fernández, principal suspeito desse massacre, está detido preventivamente na prisão de San Pedro de La Paz, enquanto outros 15 foram submetidos a um interrogatório. Na próxima terça-feira eles serão submetidos a um juiz que examinará o mérito da denúncia.

A jurisprudência da justiça boliviana acerca dos demais suspeitos nesse caso confirmou que o processo deve tramitar no âmbito da justiça comum e não ser visto como crime de responsabilidade, o que daria vários privilégios para o ex-governador, como quer a defesa de Fernández.

A advogada das vítimas de Pando, Mary Carrasco, lembrou que nem todas as vítimas do 11 de setembro eram oriundos de Pando, uma vez que algumas provinham de outras regiões do país.

"Estamos assustados até hoje, mas os irmãos, depois que quase três meses, agora estão abrindo suas bocas. Acho que há muitos desaparecidos, mas hoje não temos os nomes", acrescentou Carrasco.

Carrasco também criticou o esforço de alguns aliados políticos do ex-governador Fernández e vários meios de comunicação para distorcer diariamente as investigações e assumir o papel de advogados de defesa, o que ele qualificou de lamentável.

A notícia encontra-se em ABI.bo.