"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Funcionários do governo da Colômbia colaboraram com a oposição em Zulia e Táchira

Funcionários do governo da Colômbia colaboraram com a oposição em Zulia e Táchira

Por IVKE Mundial

Alberto Nolia, condutor do programa “Los papeles de Mandinga”, apresentou nesse sábado uma gravação de uma conversa entre Carlos Galvis Fajardo, cônsul geral da Colômbia em Maracaibo, co José Obdulio Gaviria, primo-irmão de Pablo Escobar Gaviria e atual assessor do presidente Álvaro Uribe Vélez. Segundo Nolia, Gaviria também é responsável pela desmobilização de paramilitares e sua posterior reorganização no grupo denominado “Os Águias Negras”.

Na conversa, o cônsul Galvis Fajardo conta a Gaviria como se desenvolveram as eleições regionais do dia 23 de novembro na Venezuela. Disse que “as coisas saíram muito boas aqui no lugar onde estou”, que “as pessoas são muito amigas e penso que, para o nosso trabalho de lá, deve ser maravilhoso”. “O resultado em números foi muito favorável, estrategicamente favorável à oposição”, e lhe conta especificadamente dos estados ded Táchira e Zulia, ambos fronteiriços com a Colômbia, indicando que o ganhador em Zulia, Pablo Pérez, é um “amigo muito especial nosso”, e na prefeitura de Maracaibo ganhou Rosales.

“Nós temos um potencial, já falei com eles de manhã e vamos nos reunir para preparar algumas ações já a nível de governo, porque eu estou pensando no que estamos fazendo lá. Necessito luzes suas, para uqando você me diga ‘comece’ eu arranque”, disse Galvis, indicando que vai encontrar Gaviria na primeira semana de dezembro. “Esta é uma notícia muito boa se as coisas de lá se cristalizam”.

Para Nolia, “o objetivo está claro: infiltrar bandidos e paramilitares” no país.

Nolia logo apresentou um suposto e-mail entre Diego Arria e Antonio Ledezma, onde ele sugere organizar uma reunião em San Cristóbal entre vários candidatos da oposição que venceram para se reunirem com o governador do Norte de Santander e com o prefeito de Cúcuta, que segundo Nolia, são “dois dos chefes mais importantes do grupo narcoparamilitar Águias Negras”. Segundo Nolia, Ledezma buscou a Colômbia para pedir assessoria na área de segurança.

A notícia, em espanhol, encontra-se em Aporrea.