"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Declaração de Raúl Castro na Cúpula dos presidentes latino-americanos e caribenhos

Costa do Sauípe, Brasil – O presidente cubano, Raúl Castro, interveio nesta terça-feira aqui na XXXVI Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), fórum que acontece no contexto da I Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento, informa Prensa Latina.

Em continuação, o texto de seu discurso:

Estimado presidente Lula,

Distintos Presidentes dos Países Membros e Associados do Mercosul,

Distintos Presidentes e convidados:

Agradeço o convite para participar neste encontro. Em primeiro lugar, transmito o pedido do companheiro Fidel Castro em transmitir suas saudações. Ele os acompanhou antes da reunião realizada em 2006, na Argentina. Em nome de Cuba, reitero a amizade e solidariedade de um povo-irmão.

Com justificado otimismo, seguimos de perto o valoroso empenho das nações do sul do continente, a favor de sua integração, complementação econômica e defesa de seu espaço regional.

Sabemos que o propósito requer esforços. Pelo caminho existem obstáculos nada depreciáveis, entre os que destacam os efeitos de uma ordem econômica internacional injusta e egoísta, que favorece aos países desenvolvidos e aos interesses das grandes corporações transnacionais. A crise financeira e econômica atual é sua manifestação mais grave e evidente.

A vontade de integração na América Latina tropeça também nas reconhecidas desigualdades nos níveis de desenvolvimento, a insuficiente infra-estrutura, as grandes injustiças sociais e as imensas disparidades de investimentos.

Saudamos os membros do Mercosul por seu compromisso a favor de uma região integrada, e vemos com satisfação a prioridade que está sendo dada aos programas sociais e de infra-estrutura, a complementação econômica e produtiva e a redução das desigualdades.

Dentro de uma horas estamos convocados a participar em um esforço unitário ainda maior e transcendente. A Cúpula da América Latina e o Caribe sobre Integração e Desenvolvimento, primeira que reúne todas as nações do sul do Rio Bravo, oferece a oportunidade de planejarmos ambos propósitos com uma dimensão própria, de acordo com nossas preocupações e interesses comuns.

Mercosul, ALBA, Caricom e os demais esquemas integradores dispõem de uma experiência e autoridade merecidas. Têm a possibilidade de servir de base e referência para tudo aquilo que possamos construir, após tal Cúpula, se contarmos com a vontade de seguir avançando e não nos limitarmos ao prazer de termos nos reunido.

Cuba reafirma sua disposição solidária e irmandade irrestrita para trabalhar junto a vocês, em prol da união das nações que José Martí definiu como Nossa América.

Muito obrigado, companheiro Lula.

A notícia encontra-se em Granma.