"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Recompensas por matar chefes das FARC vêm de fundos de cooperação internacional

Um documento secreto do Ministério da Defesa colombiano vincula os fundos da cooperação internacional com o pagamento de recompensas pela “captura ou abatimento em combate de líderes das organizações armadas à margem da lei”.

ABN

A plataforma Justiça por Colômbia, organização defensora do processo de paz no país neo-granadino que atua na Espanha, publicou um documento do Ministério da Defesa colombiano no qual vincula os fundos de cooperação internacional que chegam à Colômbia ao pagamento de recompensas pela captura ou morte de chefes guerrilheiros.

A organização exige que o governo espanhol que declare se parte de sua ajuda é destinada a estes fins, informou o portal web ADN, da Espanha.

Um documento secreto do Ministério da Defesa colombiano vincula os fundos da cooperação internacional com o pagamento de recompensas pela “captura ou abatimento em combate de líderes das organizações armadas à margem da lei”, (OAML).

O documento do ministério, classificado como secreto, que a plataforma Justiça por Colômbia divulgou esta semana, especifica que quantia será paga seundo o papel de cada responsável, destacou ADN.

O que o governo colombiano chama de OAML, agrupa todas as organizações paramilitares e os movimentos guerrilheiros como as Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (Farc).

O executivo colombiano centra sua repressão para capturas e assassinatos no grupo insurgente das Farc.

Em um parágrafo do documento, que possui 15 páginas, afirma-se que “o orçamento destinado para o pagamento de recompensas (...) estará financiado com recursos da Nação e outros provenientes da cooperação econômica nacional e internacional”.

A notícia encontra-se em Anncol.eu.