"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

É formada a Rede Radial e Associação Bolivariana de Jornalistas

No próximo dia 13 de dezembro, em Estocolmo, capital da Suécia, acontecerá o lançamento da Rede Radial Bolivariana e a Associação Bolivariana de jornalistas, nas instalações do famoso Kafe Marx, local onde Vladimir Ilich Lênin costumava se reunir, durante o pouco tempo em que viveu exilado na Suécia, com seus amigos.

ANNCOL

Buscando ampliar esta informação, a Anncol conversou com Miguel Suárez, diretor da Rádio Café Stereo e um dos organizadores.

Café Stereo é uma das emissoras que funcionam no exterior com uma variedade de programas, ilustrando semanalmente o que acontece na Colômbia e seus arredores. Vale a pena escutar-lhes em seus programas.

Anncol: Qual é o objetivo dessas organizações?

Miguel Suárez: Os meios de comunicação desempenham, hoje em dia, um papel essencial na estabilização e aprofundamento dos processos democráticos que vêm se dando na América Latina e, provavelmente, em outras partes do mundo. Nós dos meios alternativos temos um grande papel a desempenhar nesse sentido.

Todos somos testemunhas de como as oligarquias manejam seus meios para manipular e enganar os povos. Um caso muito ilustrativo é o golpe de estado midiático de abril de 2002 na Venezuela, onde fabricaram uma realidade que não existia e, graças aos que conhecemos como a “rádio bemba”, ou seja, a comunicação pessoa por pessoa, foi possível restaurar no poder o presidente Hugo Chávez.

Por outro lado, houve um caso interessante no Equador quando, graças ao trabalho de uma pequena Rádio, acredito que se chama Radio Luna, foi possível impulsionar uma mudança de governo, caso que mostra o interessante papel que podemos desempenhar através dos meios alternativos.

Anncol: Quem pode fazer parte da Rede Radial e da Associação de jornalistas?

Miguel Suárez: Todos aqueles que compartilham dos ideais bolivarianos e que estejam comprometidos com a verdade. Os que se considerem realmente comunicadores e que, por sua vez, tenham um compromisso com os povos.

Na Rede Radial, ainda que se fale de rádios, farão parte inclusive agências de notícias como a Anncol, a quem desde já convidamos a fazer parte desse projeto que é um projeto amplo.

Anncol: Comentavas algo sobre a relação entre a data do ato Lenin e Bolívar. Conte-nos isso de novo.

Miguel Suárez: Bom, o ato, como disse antes, será realizado no Kafe Marx, que hoje é um local de conferências. Lá era onde Vladimir Ilich Lênin costumava se reunir, durante o pouco tempo em que viveu exilado na Suécia, com seus camaradas. A data, dia 13 de dezembro, é a melhor para se fazer um ato em homenagem à memória do libertador Simón Bolívar, que morreu no dia 17 de dezembro e que queremos, portanto, com isso significar a união da teoria Marxista-Leninista com o ideário Bolivariano, que devem ser as bases para o que hoje se denomina como socialismo bolivariano.

Anncol: Qual têm sido a acolhida a esta idéia?

Miguel Suárez: Apesar de termos divulgado a idéia a pouco tempo, te conto que recebemos mensagens dos Estados Unidos e da América Latina, expressando interesse pela idéia.

Entre outras coisas, alguns nos disseram, mais ou menos, que “tinham esta idéia, mas não sabiam como levá-la a cabo” e expressaram sua intenção de participar e comprometer-se com a idéia, cujas organizações, a Rede Radial e a Associação de Jornalistas pretende espalhar-se por todo o mundo.

Anncol: Finalmente, como podem os interessados obterem maior informação?

Miguel Suárez: Inicialmente através do e-mail: info@ajpl.nu . Temos também uma página na interner que pode ser consultada pelos interessados, onde as rádios ou agências de notícias afiliadas terão seu logotipo.

O endereço é:
http://redradialbolivariana.net/http://anncol.eu/images/nuevasBilder/red_bolivariana.jpg

Anncol: Bom Miguel, muito obrigado!

Miguel Suárez: De nada, vocês são sempre bem vindos à Rede Radial Bolivariana tanto como organização quanto como jornalistas.

A notícia encontra-se em Anncol.eu.