"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

FELCN reforça luta contra o tráfico e apreende 250 quilos de cocaína

La Paz, 03 dez (ABI). A Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (FELCN) apreendeu nesta quarta-feira 250 quilos de cocaína e oito veículos. Quinze 15 pessoas foram detidas. A ação acontece um mês após a suspensão das atividades, em território boliviano, da Drug Enforcement Administration (DEA), órgão do governo dos Estados Unidos.

Segundo fontes oficiais, a FELCN descobriu que a carga era procedente do Peru e deveria ser reexportada ao Chile e ao Brasil.

Os narcotraficantes utilizaram um sofisticado método de ocultação da droga, ao camuflá-la no motor e em outras partes dos automóveis.

A apreensão é parte de um conjunto de ações realizadas pela FELCN nas localidades Copacabana, Puerto Acosta e Desaguadero, fronteiriças com o Peru.

Segundo os participantes na operação, 13 detidos são de nacionalidade boliviana, um é peruano e um é colombiano.

Desde que no último 1º de novembro o presidente Evo Morales expulsou a DEA, a FELCN confiscou quase duas toneladas de cocaína.

Para Morales, isso prova os trabalhos de ingerência e desestabilização da entidade norte-americana, além de evidenciar a suficiência das autoridades locais para enfrentar o problema do tráfico.

Recentemente o governo anunciou um orçamento de 20 milhões de dólares para combater o narcotráfico em 2009. Desses recursos, 80% são destinados a ações estratégicas da FELCN.