"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Roque deve ser libertado após 10 meses de detenção sem provas

por Comitê pela liberdade de Roque Gonzales

No dia 30 de Novembro, às 22h30, apresentou-se no programa El Perro del Hortelano (conduzido pelo Sr. Cesar Hildebrandt) a Sra. Damaris Velasco de Gonzales, convidada para falar sobre a injusta detenção do seu esposo, o Sr. Roque Gonzales La Rosa.

Em sua introdução, o jornalista Cesar Hildebrandt foi preciso e coerente: Roque Gonzales está há 10 meses em um regime de cárcere sem prova alguma contra ele, o que obviamente significa que ele já deveria ter sido liberto. Do contrário, se ele fosse um terrorista já deveriam tê-lo julgado, mas sem provas têm que libertá-lo. “Em toda a acusação do promotor não encontro absolutamente nada comprometedor nem elemento probatório para tal coisa”, disse.

A Sra. Damaris Velasco resumiu as acusações que se imputam ao opositor e jornalista e reiterou que depois de 10 meses não se apresentaram mais provas, exceto uma reportagem do Canal 2 com imagens de pessoas realizando uma viagem e coisas ordinárias. Contou que depois que a farsa ruiu agora os acusadores recorrem aos e-mails de Raúl Reyes e seus computadores.

O Sr. Cesar Hildebrandt replicou sobre se Roque teria sido mencionado nesses e-mails, ao que a Sra. Velasco respondeu que o tema do “fantástico laptop de Reyes” até o momento “é controverso tanto sua autenticidade como na sua existência mesma”, e que mesmo assim o seu esposo não é mencionado.

Surgiam algumas dúvidas da parte do jornalista que insistiu no tema da presidência honorária e o site da CCB, questões que foram esclarecidas pela Sra. Velasco. Também se interrogou a respeito do seu retorno ao país depois de ter declarado que seu esposo estava ameaçado de morte, ao que se respondeu que depois de viver um ano na Venezuela tinha a sensação que as coisas em nosso país estavam mudando e se vivia em democracia, e acrescentou que a visita era rápida.

A conclusão de Hildebrandt foi que, sem importar a opção política de Roque Gonzales, e apesar de que não o contentaram as respostas da Sra. Velasco de Gonzales, isso não muda o fato de que há uma prisão injusta e sem provas. Que ele mesmo não era chavista, mas isso não justifica o encarceramento.

Finalmente, devemos concluir que não aquela não foi uma entrevista condescendente, mas incisiva, pois ficou claro que Roque Gonzales deveria estar em liberdade já que não há provas que validem as acusações da polícia.

A notícia encontra-se em ABP Notícias.