"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A inteligência das mulas

As FARC são maltratadas diariamente pelo regime narco-paramilitar. Até as compararam às mulas. Mas estão equivocados. As muitas qualidades das mulas devem fazer os farianos sentir-se orgulhosos da comparação.
Não ofende quem quer, mas quem pode. Uribhitler e Íngridcita não têm forças para poder...

ANNCOL

Acho que todos os colombianos sabem o que são mulas. Recordemos. Uma mula é um híbrido, o resultado da união entre uma égua e um burro ou asno. Um burro, por sua vez, é produto da união entre uma burra e um cavalo. O animal resultante combina as melhores qualidades das duas raças: "possui a sobriedade, a paciência, a resistência e o passo seguro do asno; e o vigor, a força e o valor do cavalo" (Conf. Wikipedia).

Mas a mula têm sido maltratada por alguns membros da narcotraficante-para-oligarquia colombiana. Ou pretendiam fazê-lo. Mas como parte do povo que é, levanta-se e se manifesta. O indivíduo Uribhitler disse há tempos que "as FARC são como mulas arrieras", em um tom depreciativo que nós não entendemos. No mesmo sentido a pobre Ingridcita - que anda falando incoerências sobre o humano e o divino - disse em entrevista a El Espectador a mesma coisa, com uma leve variação: 'que as Farc são como mulas'. E aqui também se percebe o tom depreciativo.

Mas não deveria ser assim. Uribhitler deve saber o valor de uma mula no campo, não o valor monetário, mas o valor de fato. Que não o saiba Ingridcita, vá lá, que seja. Por isso quero esclarecê-la um pouco. A Colômbia não seria um país com capacidade de exportar o café mais suave do mundo se não existissem as mulas. Isso é tão verdadeiro que Juan Valdéz está sempre acompanhado de um desses belos animais, tão importantes que, em Antioquia, dizem que uma boa mula é melhor que uma mulher. Claro, não se sabe o que isso quer dizer, pois 'insondáveis são os caminhos' do tropeiro, distribuídos fartamente nos barrancos e em todos os lugares.

Uribhitler sabe o valor que tem uma mula para transportar, por exemplo, mercadorias. Café, bananas, materiais de construção etc etc. Ah!, e também o sabe Uribhitler requetebien, para tirar a cocaína e a maconha dos locais onde se cultiva a marijuana e a folha de coca. Quantas vezes Uribhitler terá feito travessias, acompanhado por várias mulas, levando a “preciosa carga”? Impossível sabê-lo, já que ele tudo nega... O que se sabe é que o Cartel de Medellín chamava 'mulas' aos que levavam a droga nos seus corpos ou em malas. Desde então, parece, Uribhitler ficou traumatizado e agora também Ingridcita.

Portanto, não sei qual o motivo da comparação, para que eu continue tentando entender Ingridcita.

Ora, o que tentam dizer é que as FARC são obstinadas, bom... Ocorre que cada um mede os outros com as referências da sua consciência de classe. O que para uns é obstinação, para outros é prova de firmeza revolucionária. Se o que tentam dizer é que as FARC, 'como as mulas', são brutas, aí discordo completamente. Para começar as mulas - e burros - são extremamente inteligentes. Quando caminham à noite – mesmo com alguém encarapitado sobre o pobre animal -, param de repente quando pressentem algum perigo, como um precipício ou uma cobra. E é impossível que se movimentem por mais que lhes castiguem. Ali ficam e aguardam até que passe o perigo. O mesmo fazem as FARC. Com a vantagem que eles, como são uma guerrilha, fazem um reconhecimento do terreno e se o inimigo estiver por perto fazem uma boa emboscada e descem o malho!

Se o que querem dizer é que as FARC, como as mulas, têm uma resistência física a toda prova, estamos de acordo. Há muitos anos, em uma das minhas caminhadas pelos campos da Colômbia, vi guerrilheiros carregarem às costas 50 quilos, além do fuzil – de 12 quilos - e munição pesada. E caminhavam morro acima, morro abaixo, não uma, nem duas, mas três, quatro e até mais horas. A diferença é que as mulas são assim por determinação genética, enquanto os guerrilheiros agem por consciência, consciência revolucionária.

Depois dessa breve reflexão, já sei por que comparam as FARC com as mulas. É que as reações de ambos são iguais quando eles sabem que querem conduzi-los pelo caminho errado. É nesse momento que “empacam” em sua posição. No caso dos guerrilheiros, quando querem convencê-los que 'a luta armada não tem razão de ser', que 'já não têm projeto político', que 'estão derrotadas, mas, mesmo assim, insistem na mesma posição', que 'as pessoas estão cansadas deles', mas daí surge da multidão de pessoas que vão falar com eles etc etc.

Então, em momentos como estes eu entendo a posição das FARC. O que importa se lhes chamam de 'mulas'? Dizer isso é até um 'elogio' vindo de quem vem: dos inimigos de classe do povo colombiano. Eles, entre outras coisas, andam sem saber o que fazer para esconder toda a corrupção e mentiras do regime narcotraficante-paramilitar.

O artigo (em espanhol) encontra-se em Anncol.eu.