"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Lucia Morett volta para casa

por Associação de pais e familiares das vítimas em Sucumbios, Equador / México

É com profunda alegria que informamos que no dia 3 de dezembro, por volta das 17 horas, Lucía Andrea Morett Álvarez voltou ao México depois de um longo e injustificado exílio após a perseguição da qual foi vítima ao ser a única sobrevivente do grupo de cinco jovens mexicanos que estavam visitando um acampamento das FARC-EP localizado na província de Sucumbios, no Equador, onde quatro deles morreram assassinados após os indiscriminados bombardeios executados pelo exército colombiano sob as ordens diretas de Álvaro Uribe Vélez.

Recebimento no aeroporto Internacional da Cidade do México

Após lucía ter sido resgatada do acampamento teve que enfrentar uma longa recuperação médica e psicológica após o horror que viveu ao suportar dois bombardeios, o acossamento e ameaças de morte por parte do exército e da polícia colombiana, ter observado como assassinavam aos feridos e com a dor que significou para ela a perda de seus quatro amigos. Uma vez curadas suas feridas físicas, teve que enfrentar o exílio, já que em seu próprio país foi desatada uma campanha de criminalização que buscava processar as vítimas, que ficaram na Nigcarágua, onde o povo e o governo nicaragüense ofereceram a solidariedade própria dos povos latino-americanos.

Ato de boas-vindas na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM

Assim, no dia 3 de dezembro, centenas de pessoas comparecemos ao aeroporto internacional da Cidade do México para demonstrar todo nosso apoio e carinho e, no dia 4 de dezembro, às 16:30, foi realizado um ato de boas-vindas na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, onde ela ingressou na carreira de Literatura Dramática e Teatro, e no dia 8 de dezembro participou dentro da sessão do Conselho Universitário da UNAM (ver anexo), atos onde se reencontrou com sua universidade, com suas aulas, com seus corredores, com seus companheiros e professores, ainda que jamais será a mesma universidade, já que nela faltam agora seus amigos Fernando, Soren, Juan e Verônica, apesar da dor, com um semblante recuperado nos demonstrou uma grande fortaleza e coragem para empreender a enorme tarefa de lutar para que se alcance a justiça para os jovens assassinados, para não permitir que se suje mais sua memória com calúnias e para levar presente em seu coração a vida de cada um deles.

Durante a leitura de sua mensagem diante do Conselho Universitário da UNAM

Lucía pôde regressar ao México após uma longa campanha de solidariedade e apoio que significou a garantia, em certa medida, de sua segurança e um retorno em liberdade. Sabemos que Álvaro Uribe e todo seu grupo de aliados da ultra-direita no México buscaram todas as formas de silenciar a voz de Lucía que, como uma testemunha do massacre de Sucúmbios, não hesitou em um só momento em elaborar a defesa de seus amigos assassinados e sabemos que não hesitará em apontar os culpados do massacre e do dano que causaram a ela, para que sejam castigados.

Sua volta acontece em um contexto difícil, uma vez que o Estado mexicano continua no dia de hoje, 9 meses depois do massacre, sem condenar o assassinato dos jovens, demonstrando uma clara cumplicidade com o governo colombiano e sustentando um ambiente de perseguição, ao manter aberta uma denúncia penal contra Lucía Morett, os cinco jovens assassinados e de 15 outros cidadãos mexicanos acusados injustificadamente, ao invés de defender seus compatriotas e ser quem encabeça as denúncias para que sejam punidos os responsáveis pelo assassinato de Verônica Velázquez, Juan González, Soren Aviles e Fernando Franco, assim como as feridas físicas e psicológicas que Lucía Morett recebeu.

Mas é claro que o povo do México não permitirá que façam mal a Lucía, que a apoiarão e continuarão se solidarizando com os Pais dos jovens assassinados em Sucúmbios, Equador, em sua luta por conseguir justiça e punição para os culpáveis, assim como para que se cancele a ação penal das pessoas denunciadas.

Agradecemos atenciosamente a todas aquelas pessoas e organizações que contribuíram para a volta sã e salva de Lucía Morett.

Bem-vinda a sua casa Lucía e obrigado por seu exemplo de dignidade! Justiça e castigo aos responsáveis pelo assassinato de nossos filhos!

A notícia encontra-se em ABP Notícias.